Faixa Atual

Título

Artista


Terra esgota capacidade de exploração de recursos naturais nesta segunda-feira

Escrito por em julho 29, 2019

A partir de hoje, 29 de julho, a população mundial está em débito com Terra. 

Foto: Internet


Isso significa, que a partir desta segunda-feira (29), o mundo começa a consumir mais recursos naturais do que o planeta é capaz de fornecer, ou seja, a natureza não consegue se regenerar até o fim do ano. E esse déficit pode trazer consequências desastrosas, como explica a especialista em conservação da WWF Brasil, Renata Camargo.

O cálculo do déficit começou a ser feito em 1970, quando a virada ecológica ficou marcada para o dia 29 de dezembro do mesmo ano.

De lá para cá, a data se deu cada vez mais cedo ao longo dos anos. Com isso, a dívida com o planeta vem aumentando, já que estamos entrando no vermelho cada vez mais próximo do início do ano.

Mas o que é pegada ecológica? E biocapacidade?

Entender esses conceitos é fundamental para compreender que de forma os juros desse cheque especial podem impactar na nossa vida.

A pegada ecológica é a área consumida da Terra para produzir tudo que vem do solo, água, do ar, energia do Sol, das florestas, e que são gastos pela população de um determinado país.

É ela que está ligada diretamente aos nossos hábitos de consumo, como detalha Renata Camargo. 

Já a Biocapacidade é a quantidade de recursos naturais que a terra tem a capacidade de gerar e de regenerar – ou seja – quanto maior a pegada ecológica de uma população, menor a sua biocapacidade.

Mas você deve estar se perguntando: Eu posso fazer alguma coisa para ajudar a reduzir essa dívida ecológica? Sim.P ara isso, basta mudar alguns hábitos – entre eles – a forma como você gasta água, consome energia, alimentos e até roupas.

O uso racional desses recursos é capaz de reduzir a sobrecarga sobre os recursos naturais, já que o consumo desses itens tende a diminuir.

Se conseguirmos mudar costumes ao ponto de impactar positivamente no cálculo da virada ecológica, adiando em 5 dias a cada ano a sobrecarga da Terra, em menos de três décadas estaremos dentro daqueles limites do Planeta estabelecidos lá em 1970.

Fonte: Radioagência Nacional


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *