Faixa Atual

Título

Artista


“Tem um novo subtipo circulando” afirma infectologista sobre segunda onda da Covid-19 na Europa

Escrito por em novembro 5, 2020

Diego Costa esteve em contato com a Rádio Solaris 97.3 nesta quinta-feira (05)

O infectologista Diego Costa, que atende nos Hospitais São João Batista de Nova Prata e Unimed de Caxias do Sul, esteve em contato com a Rádio Solaris nesta quinta-feira (5), falando sobre a segunda onda da Covid-19 na Europa e as possibilidades do Brasil viver uma realidade semelhante.
Conforme o profissional, na Europa há uma “conjunção de fatores”, onde a curva epidêmica foi maior. Os casos subiram, desceram e estão subindo novamente. Além do afrouxamento das medidas de segurança e aumento das aglomerações, o fator do clima europeu, que vive o tempo de inverno, também favorece as doenças respiratórias.

A curva de contaminação na Europa foi diferente da registrada no Brasil, onde houve uma “curva mais achatada”, diz Diego citando o Rio Grande do Sul, que não teve tantos casos, em comparação com outros estados, mas eles demoraram mais para baixar.

“Não sabemos se é possível haver uma segunda onda”, fala Diego Costa sobre a situação no Brasil. Porém, o infectologista alerta que pode haver um aumento de casos em cidades com grande concentração populacional, caso não sejam mantidos os cuidados.

“É preciso aprender a conviver e se adaptar à doença”, diz Diego.
Sobre a vacina, onde foram divulgadas informações da possibilidade de vacinação já no primeiro trimestre de 2021, Diego acredita que “não é uma chance tão grande que isso ocorra, já que não sabemos por quanto tempo as vacinas geram anticorpos, embora se estime algo em torno de seis meses”.

É importante enfatizar, apesar da abertura das atividades, a manutenção dos cuidados contra a prevenção da Covid-19, como utilização de máscara, higienização das mãos e distanciamento, evitando aglomerações.

Confira a entrevista completa

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *