Faixa Atual

Título

Artista


Tapete solidário começa a ganhar forma em Flores da Cunha

Escrito por em junho 9, 2020

Neste ano os tradicionais tapetes de serragem não serão montados e a ideia é incentivar a solidariedade e a doação entre os fiéis

Por conta da pandemia de coronavírus, os tradicionais tapetes com serragem colorida de Corpus Christi não vão ser montados em 2020. A tradição, iniciada em meados de 1960, se realizou de forma ininterrupta pelos últimos 55 anos. Às vésperas da celebração, centenas de voluntários confeccionam os quadros e trilhos nas ruas que contornam a Praça da Bandeira.

Apesar de não haver a missa campal e os tapetes, neste ano, a solidariedade será o foco da 56ª Festa de Corpus Christi de Flores da Cunha. Substituindo a procissão, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes está convidando os fiéis a colocarem a solidariedade em prática: um ‘tapete solidário’ será montado na Igreja Matriz.

De acordo com o Pároco, Frei Edson Cecchin, o foco desta vez é “ajudar quem mais precisa”. “Estaremos arrecadando alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza”, conta o religioso. Todo o material doado será, posteriormente, encaminhado a pessoas em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas.

Porém, para não deixar a tradição dos tapetes passar em branco, o pároco juntou alguns jovens que colaboraram com a construção de um tapete com alimentos. Foram usadas cerca de 230 laranjas, 40 espigas de milho, 200 ovos e algumas gramas de cal para construir o tapete. “É importante mantermos viva essa bonita expressão de fé do povo florense”, afirma Frei Édson.    

Para a quinta-feira, dia 11, Festa de Corpus Christi em toda a Igreja Católica, vão ser realizadas cinco missas na Igreja Matriz. A primeira delas será às 9h, seguida de benção com o Santíssimo Sacramento nas ruas de Flores da Cunha. A celebração vai ser transmitida pela Rádio Solaris FM 99.1 e na página do Facebook @solarisfm.

As outras missas estão programadas para acontecer às 10h30min, 14h, 16h e 18h. As celebrações vão ser realizadas com 25% da capacidade máxima de pessoas em cada igreja, com utilização de máscaras e respeitando o distanciamento pessoal obrigatório.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *