Faixa Atual

Título

Artista


Sine de Flores da Cunha já opera com Carteira de Trabalho Digital

Escrito por em novembro 14, 2019

Serviço iniciou nesta quinta-feira

Todos os brasileiros e estrangeiros cadastrados como Pessoa Física (ou seja, que tenham o CPF) já podem acessar a tão aguardada Carteira de Trabalho Digital. Para habilitar o documento, cada trabalhador vai precisar criar uma conta de acesso.  Sendo assim, a Carteira Digital tem como identificação única o número do CPF do trabalhador, que passa a ser o número válido para fins de registro trabalhista. Desta forma, a partir desta quinta-feira,dia 14, a agência do Sine de Flores da Cunha, não terá mais o serviço de emissão da carteira de trabalho física, permanecendo normalmente o atendimento para encaminhamento do seguro desemprego e vagas de emprego.

O que muda: o recém-contratado não precisará mais apresentar a carteira em papel. É preciso apenas informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital. A Carteira de Trabalho Digital é sinônimo de facilidade para trabalhadores e reduz tanto a burocracia quanto os custos, de acordo com a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. A Carteira Digital é disciplinada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, e está prevista na Lei da Liberdade Econômica.

Vale lembrar que as empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico, o que resulta em fácil acesso ao mercado, simplificação e desburocratização. Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS física passarão a ser realizadas eletronicamente.

Ouça entrevista com o secretário do Trabalho de Flores da Cunha, Ricardo Espíndola

A Carteira Digital tem como identificação única o número do CPF do trabalhador

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *