Faixa Atual

Título

Artista


Sídnei Trentin é o Agricultor Destaque 2022 de Flores da Cunha

Escrito por em julho 25, 2022

Câmara entregou o certificado em Sessão Solene nesta quinta-feira (28)

Neste ano, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha entregou o certificado de Agricultor Destaque a um jovem produtor rural. Sídnei Trentin, de 43 anos, foi o homenageado do ano na Sessão Solene que ocorreu nesta quinta-feira (28), às 19h, no plenário da Casa Legislativa Olindo Carlos Toigo.

Trentin nasceu no dia 12 de fevereiro de 1979, em Otávio Rocha. É filho de Julieta Molon e Roque Trentin e completou o Ensino Fundamental na escola Francisco Zilli. É casado com Silvana Paim Lahn e pai de Eloiza Molon Trentin, Gabriela Lahn Trentin e Pedro Trentin. Hoje a propriedade da família conta com uma área plantada de quatro hectares de uva (bordô e niágara rosa), meio hectare de tomate e nove mil pés de morango.

A Comissão Especial, responsável pela escolha, destacou que Trentin se enquadra nos oito critérios estabelecidos pelo Decreto Legislativo, que institui o Certificado de Agricultor Destaque: o trabalho familiar, o aproveitamento da tecnologia, o uso racional e adequado de insumos agropecuários, a participação e o envolvimento em eventos destinados à agropecuária, boa produtividade, criatividade e diversificação, preservação do meio ambiente, destinação correta de embalagens e a permanência do jovem no meio rural.

“Ele faz jus ao título. Conheço ele há muitos anos e ele é um jovem inovador. É um exemplo de propriedade organizada, de família que trabalha junto, unida e que tem sucesso”, defende o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Olir Schiavenin, integrante da Comissão.

Na preservação do meio ambiente, por exemplo, Trentin destaca a busca por uma propriedade 100% sustentável. “Temos área verde preservada, nascente de água protegida, temos o CAR e o SIOUT. Estamos desenvolvendo a casinha de tratamentos, fazemos a devolução correta das embalagens e estamos investindo na irrigação”, destaca.

Além da preocupação ecológica, Trentin se destaca pela criatividade. Na busca por inovação e para facilitar o trabalho pesado, ele desenvolveu um trator específico para realizar a pulverização dos tomates e morangos, adaptado a partir de uma motocicleta. “Pensei em fazer um trator que passasse nas fileiras entre morangos e os tomates, com um pulverizador que atendesse. Peguei a moto do meu pai e fiz em pedaços, depois a parte técnica a gente foi pesquisando. Hoje tem muito acesso à informação. Esse trator foi o terceiro, pra chegar no projeto final foi muito ferro soldado”, conta.

Para o agricultor, os sete anos que trabalhou fora representam sua oportunidade de aprendizagem e a homenagem que recebe do Legislativo simboliza a sua formação. “Eu não fui pra aula, eu não tive minha formatura, então eu digo pra todo mundo que essa homenagem vai ser a minha formatura”, reflete.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *