Faixa Atual

Título

Artista


Setor turístico é debatido pelo Parlamento Regional da Serra Gaúcha

Escrito por em agosto 3, 2022

Tema já havia sido abordado em reunião anterior em Veranópolis

A Casa da Cultura de Nova Prata foi o local escolhido para receber a reunião mensal do Parlamento Regional da Serra Gaúcha no último dia 29 de julho. Além de representantes das Câmaras Municipais integrantes da entidade regional, estiveram presentes o prefeito e o vice-prefeito de Nova Prata, responsáveis pela pasta de Turismo de seis municípios e a Atuaserra.

Ao dar início à reunião o presidente do Parlamento Regional, Gelsomir Corassa, fez uma breve introdução sobre a reunião realizada em Veranópolis enfatizando que o tema foi trazido a Nova Prata para a continuidade do debate. Para os representantes do Atuaserra, a pasta de Turismo trabalha de forma regional, unindo-se com outros municípios para execução de projetos e obtenção de recursos; as dificuldades orçamentárias frequentemente enfrentadas pelas pastas do turismo induzem à busca por recursos de forma coletiva (intermunicipal); defende o papel do Poder Público junto ao Poder Legislativo na atuação do turismo. Ações e medidas coletivas que busquem incentivar o investimento particular no setor turístico por meio de políticas públicas.

Os temas abordados pelos responsáveis da pasta de Turismo discorreram sobre a importância do área para a comunidade e sua capacidade de modificar uma região e uma população. Por necessidade, busca-se a união para captação de recursos. No entanto, a regionalização é muito mais que isso pois os turistas visitam a Serra Gaúcha, ou seja, algo definido de forma regionalizada. De forma individualizada, os municípios buscam seus diferenciais para atrair os turistas para suas localidades.

O setor turístico gera recursos livres ao município e incentiva o avanço econômico. O papel do setor público é fomentar a permanência dos turistas nos locais. Contudo, o trabalho é primeiro construir de dentro para fora, ou seja, que os habitantes amem onde moram. Há também a importância de vender os municípios em feiras e eventos para divulgar e promovê-los.

Levantou-se também a necessidade da manutenção e seguimento dos trabalhos da pasta de turismo através de servidores efetivos da área. A união entre Poder Legislativo e Executivo foi unânime entre todos os presentes para solucionar os empecilhos encontrados nos municípios e suas relações com a região.

Ao finalizar a reunião, o assessor jurídico da Câmara Municipal de Antônio Prado, Cristhian Carra tratou sobre os atos de regularização do Parlamento Regional da Serra Gaúcha. Agradeceu às Câmaras que já aprovaram a resolução e aquelas que ainda não fizeram, que façam quando possível.

A próxima reunião será realizada em Vila Flores e terá como tema a rodovia 448 com data ainda a ser definida.

Fonte: Legislativo Pradense


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *