Faixa Atual

Título

Artista


Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística

Escrito por em setembro 1, 2020

A fibrose cística é uma doença genética ainda sem cura

Médico e deputado federal da saúde, Pedro Westphalen criou o Projeto de Lei 4368/20 que tem por objetivo conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento correto para a doença Fibrose Cística. Para tanto, incluindo no Calendário Oficial Brasileiro o “Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística”.

Hoje, existe a Lei no 12.136/2009, que institui o dia 05/09 como o Dia Nacional da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, Westphalen acredita que é necessário que campanhas acerca dessa doença sejam feitas ao longo de todo o mês, e que esses eventos sejam associados à cor roxa que, mundialmente, representa essa causa.

A fibrose cística é uma doença genética ainda sem cura. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas, no geral, os principais sinais são dificuldade para ganhar peso e estatura, tosse crônica, diarreia, pneumonia de repetição, pólipos nasais e suor mais salgado que o normal.

A triagem da doença começa com a realização do Teste do Pezinho no bebê, e após, deve der realizado o Teste do Suor. Outros exames genéticos também podem ser realizados para alcançar o diagnóstico.

O parlamentar apresentou o Projeto por ter conhecido e aprovado a iniciativa do Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística (Unidos pela Vida), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que trabalha para fortalecer e desenvolver o ecossistema da Fibrose Cística no Brasil, por meio de ações que impactem na melhora da qualidade de vida dos pacientes, familiares e demais interessados.

#FibroseCística

#SetembroRoxo

#Saúde

#DiagnósticoPrecoce

#ConstruindoCaminhos

Informações/Assessoria de Imprensa Parlamentar


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *