Faixa Atual

Título

Artista


Serra Gaúcha não atingiu quantidade de votos necessária na Consulta Popular

Escrito por em novembro 5, 2020

Projetos necessitavam de, ao menos, 1% de votos dos eleitores da região

A Consulta Popular 2020 oferecia a possibilidade de votação em três projetos selecionados para a área de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede). Ter ao menos 1%¨dos votos entre os eleitores aptos da região era o pré-requisito para que os projetos recebessem a verba por parte do Governo do Estado.

Nesta quinta-feira (5), o Corede apresentou um recurso ao governo gaúcho buscando obter os R$ 628 mil que estavam previstos para investimentos na região. A argumentação utilizada pelo conselho é de que a participação popular sofreu prejuízos devido às eleições municipais e à pandemia, solicitando que, mesmo não atingindo 1%, sejam selecionados os projetos com maior votação.

Os projetos definidos como prioritários para a Serra Gaúcha foram agricultura familiar, turismo e desenvolvimento industrial no uso do grafeno.

Conforme informações, 8.241 eleitores participaram da votação na região serrana neste ano, uma queda em relação aos cerca de 13 mil participantes em 2019. Inicialmente, a expectativa era de uma votação entre 15 a 17 mil eleitores, onde seria possível atingir 7 mil votos, representando 1% dos eleitores aptos da Serra Gaúcha – no total são 696.366.

O governo gaúcho deve se manifestar até a próxima segunda-feira (9).

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *