Faixa Atual

Título

Artista


“Será uma das menores safras da uva dos últimos 10 anos”, projeta presidente do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua

Escrito por em janeiro 14, 2020

Estimativa é de Olir Schiavenin com a forte estiagem que vem castigando a região e o Estado neste começo de ano

A falta de chuva nestes primeiros dias de 2020 que vem castigando a Serra gaúcha e o Estado deverão trazer graves prejuízos aos produtores rurais. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin acredita que a safra da uva será a pior dos últimos 10 anos. “A situação é bastante preocupante e teremos enormes prejuízos com uma queda bem significativa”, explica.

Mesmo sem precisar uma perspectiva de perdas, Olir acredita que será a queda será bem significativa. “Falam em perdas de até 40%, mas ainda é cedo para fazer alguma projeção, porém com certeza terá uma quebra bem representativa”, avalia.

De acordo com Schiavenin, a uva bordô terá sua colheita entre o final de janeiro e começo de fevereiro e as demais como Isabel e Niágara na segunda metade do mês que vem. “Desde 2005 não se via algo parecido como agora. Naquele ano vários municípios decretaram situação de emergência devido a estiagem, como está ocorrendo este ano por exemplo”, lembra o presidente destacando também as perdas em outras produções como milho e morango, por exemplo.

Plano Safra

A Comissão Interestadual da Uva irá negociar com os bancos a prorrogação das parcelas dos financiamentos e pedir ao governo federal a redução de juros no próximo Plano Safra, que hoje é de 4,6%. As medidas foram discutidas em uma reunião com sindicatos produtores de uva na sexta-feira, dia 10, diante das consequências da estiagem.

Com tantos prejuízos, a expectativa de uma safra entre 580 e 600 milhões de quilos não deve se confirmar. Segundo o presidente da Comissão, Cedenir Postal, a colheita deste ano não deve chegar a 500 milhões de quilos. Em 2019, a safra foi de 690 milhões de quilos, quantidade considerada normal. Já houve anos com 750 milhões. 

Ouça entrevista com Olir Schiavenin

Foto: Jeferson de Freitas/Grupo Solaris

Produtores de uva poderão ter quebra da safra de até 40% na região

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *