Faixa Atual

Título

Artista


Semana Nacional do Doador de Sangue iniciou nesta segunda-feira

Escrito por em novembro 24, 2020

Curativos personalizados, máscaras e acesso à internet são algumas das ações pensadas para atrair mais doadores

Entre os dias 23 e 28 de novembro, comemora-se a Semana Nacional do Doador de Sangue, sendo 25 de novembro o Dia Nacional do Doador de Sangue. Neste período, as equipes que atuam junto ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vão estar voltadas para garantir melhor acolhimento e atenção aos doadores. 

O Hemocs está visando aumentar o estoque, principalmente em meio à pandemia da Covid-19 que está com os níveis de O+, O- e A+ em estado crítico, sendo que esses tipos sanguíneos são os que compõem a principal demanda. 

Com o objetivo de incentivar a doação, cada curativo terá um QR Code impresso para o doador apontar a câmera de seu celular e assistir um  vídeo de agradecimento dos familiares e pacientes pela doação. Ainda serão distribuídas máscaras e wi-fi aos que esperam sua vez para doar.  

O Hemocs atende 49 municípios que compõe a região da MacroSerra Gaúcha, a qual possui 16 agências transfusionais, representando 1,3 milhões de habitantes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a meta de atender 100% dos leitos do SUS, o Hemocentro necessita de aproximadamente 1,2 mil doações mensais para que os estoques sejam mantidos e que os procedimentos nos hospitais possam ser executados com segurança, agilidade e qualidade. 

Para ser doador, além de agendar sua doação nos telefones (54) 3290 4543, (54) 3290 4580 ou pelo whatsapp (54) 9 8418 8487 o candidato precisa:

– Estar em bom estado geral de saúde;

– Não apresentar sintomas gripais;

– Dormir, no mínimo, 6 horas antes da doação;

– Não estar em jejum;

– Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

– Evitar ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

– Não fumar 2 horas antes da doação;

– Apresentar documento oficial com foto no momento da doação, cópia autenticada ou CNH digital.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *