Faixa Atual

Título

Artista


Secretaria de Trânsito esclarece sobre viagens por aplicativo em motos em Caxias

Escrito por em fevereiro 11, 2022

A Uber já oferece viagens em motocicletas, mas não há regulamentação sobre o assunto

Nesta semana, foi anunciada a chegada em Caxias do Sul de um serviço de transporte individual de passageiros por aplicativos, com uma opção de viagens em motocicletas. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) explica que não há regulamentação específica sobre a prestação desse serviço no município. Destaca que os condutores que trabalham com aplicativos não são cadastrados.

Em anos recentes, o município chegou a regulamentar legislação sobre a pauta, mas uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul suspendeu a aplicação da lei, impedindo também que haja autuações da Fiscalização de Trânsito aos condutores que trabalham com aplicativos. A SMTTM diz também que, sem regulamentação, não é possível saber quem está operando o serviço e quais são as condições técnicas de segurança dos veículos utilizados, colocando os usuários em risco.

Por estes motivos existe a preocupação em regulamentar o uso dos serviços de transporte individual de passageiros por aplicativos no município.

Conheça mais sobre a chegada da Uber Moto

Caxias do Sul passa a contar com mais uma opção de transporte público. A Uber agora disponibiliza viagens com o Uber Moto na cidade. Com a chegada da nova modalidade, os usuários do aplicativo poderão se deslocar de motocicleta por um preço menor. Todas as viagens feitas contam com a checagem de antecedentes dos pilotos e dão aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, em tempo real.

Além de Caxias do Sul, o Uber Moto será lançado também em mais 35 cidades brasileiras. “As viagens de moto que são feitas pelo aplicativo da Uber têm tido como uso constante os deslocamentos de última milha, o chamado last mile, interligando os usuários da plataforma a modais de transporte, como as estações de ônibus, trens e metrô das cidades. Temos visto que esse é um tipo de uso muito pertinente para as viagens de moto, já que muitas vezes o trecho pode ser cansativo para ir a pé e curto para uma viagem de carro”, afirma Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.

Para se cadastrar no aplicativo da Uber e dirigir na nova modalidade, o motociclista parceiro precisa ter CNH com a observação de atividade remunerada (EAR). Entregadores parceiros que usam motocicleta e já estão cadastrados no Uber Eats podem optar por também fazer viagens de Uber Moto.

Foto: Rodrigo Rossi


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *