Faixa Atual

Título

Artista


Secretaria de Educação Pradense esclarece sobre transporte escolar e retorno das aulas

Escrito por em junho 30, 2021

A Secretaria atualmente está com uma licitação em andamento para regularização do transporte escolar. Sobre o retorno das aulas presenciais somente a escola Ulisses Cabral ainda prossegue em ensino remoto

A secretária de Educação, de Antônio Prado, Adriana Sartori, participou de entrevista na Rádio Solaris 97.3 FM, na manhã desta quarta-feira (30), para tratar sobre o transporte escolar e o retorno das aulas presenciais no município.

A secretária iniciou relatando que a licitação para a regularização do transporte escolar ainda está em andamento. Já foram feitas anteriormente duas licitações e em ambas não houveram participações dos motoristas devido a divergências entre as reivindicações dos motoristas e o que a planilha de custos apontava. Esta planilha foi enviada pelo Tribunal de Contas como forma de amparo ao município e mostra todos os custos que um motorista ou uma empresa possuem para realizar o transporte, como combustível, depreciação do veículo, entre outros itens.

O que segundo a Sartori gerou um impasse entre o que é considerado justo, segundo esta tabela, e o que os condutores entendem como o correto para a classe.

Atualmente a Secretaria está com a terceira licitação em andamento em que alguns detalhes já foram acertados e salienta que se algum transportador julgar que existe algo nessa planilha que não condiz com sua realidade, por exemplo ele ainda tem o direito de encaminhar um processo solicitando a alteração desejada. Até o momento houve uma solicitação formulada em relação ao valor da manutenção dos veículos que foi considerado defasado.

Se a licitação ocorrer como o previsto a secretária garante que o transporte estará totalmente normalizado. Até a semana passada os motoristas da Secretaria estavam realizando o transporte no interior nas linhas de Santana e Narciso Verza. A partir desta semana duas empresas que se candidataram a contratos emergenciais farão estas linhas. A Caio Tur fará a rota de Nossa Senhora da Saúde e a Radatur abrangerá todas as linhas da Narciso Verza, linha 21 de abril, Passo do Zeferino, linha Guerra entre outras desta região.    

Devido a essas contratações emergenciais os profissionais da Secretaria agora podem realizar o transporte na cidade. Na segunda-feira (28) o transporte retornou no Prolurb, Terra Magra, GTA e Irmã Belinha. Hoje (30), o transporte retornou também no Centro de Eventos, Panorâmico e a Linha Camargo que já estava sendo contemplada e agora foi incluída neste itinerário.

A secretária também informou que a linha da capela Salete e Santa Líbera terá o transporte reestabelecido já na próxima semana.

Sartori disse que nesta semana as linhas estão sendo organizadas e analisadas para que se possa identificar ao certo a quantidade de alunos e assim organizar melhor os trajetos. Se houverem novas adequações as direções das escolas irão comunicar os pais.

Adriana Sartori reforça que mesmo o transporte dos alunos funcionando bem desta forma a licitação é muito importante, uma vez que chegará uma hora que todos os alunos voltarão a escola e necessitarão por completo do transporte.

AULAS PRESENCIAIS

Em relação ao retorno das aulas presenciais a secretária esclarece que a única escola que ainda não retornou é a Ulisses Cabral. As demais já estão funcionando dentro dos protocolos.

Ela também relatou a preocupação da Secretaria e professores quanto ao conteúdo que se perdeu neste período atípico e que será recuperado através de uma nova plataforma denominada Classroom em que os professores estão se capacitando para em breve utilizá-la nas aulas.

E finaliza destacando que a grande maioria dos pais está sendo muito participativa e pede a colaboração e paciência de todos durante este período de pandemia.

Ouça a entrevista na íntegra, abaixo:

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *