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Secretária de Educação Pradense esclarece sobre suspensão das aulas presenciais e situação do transporte escolar

Escrito por em maio 27, 2021

Adriana Sartori esclareceu que aulas presenciais estão suspensas por 14 dias e o transporte escolar aguarda a realização de nova licitação

A Secretária de Educação de Antônio Prado, Adriana Sartori, participou de entrevista à Rádio Solaris na manhã desta quinta-feira (27), para tratar sobre a suspensão das aulas nas escolas da rede municipal e a situação do transporte escolar no interior do município.

SUSPENSÃO DE AULAS PRESENCIAIS POR 14 DIAS

Atualmente segundo a secretária o município enfrenta uma situação em que todas as escolas municipais enfrentam casos de Covid. Primeiramente a Escola João XXIII em que dois professores positivaram, sendo que um deles leciona em todas as turmas. Também foram relatados casos na Escola Nossa Senhora da Aparecida com professores e alunos positivados e na creche Vô Lino em que 10 atendentes já positivaram tornando a situação crítica.

A Secretária pontua que devido a situação enfrentada na cidade com a superlotação do hospital o gabinete municipal de crise optou pelo fechamento de todas as escolas da rede municipal por 14 dias.

Ela reforça que os protocolos seguidos quando uma criança positiva, é o imediato fechamento da turma e o aviso aos pais, tanto da série, quanto da escola como um todo, porém quando começam vários casos o controle se perde e a escola precisa ser fechada pelo período de 14 dias.

A Secretaria salienta que os alunos que se afastam da escola ao retornar precisam apresentar o teste realizado ou o atestado médico. “É complicado receber os alunos de volta sem esse retorno porque não somos médicos, somos educadores e não temos como saber se de fato é um caso de Covid-19 ou não,”.

Ela ressalta que se trata de uma situação bem difícil em que é preciso haver compreensão e pede calma aos jovens neste momento em que precisam ficar em casa e apoiar suas famílias.

TRANSPORTE ESCOLAR

Sobre a situação do transporte escolar a Secretária também solicita paciência aos usuários e aos pais e reforça que a Secretaria está fazendo o possível para atender a todos com o transporte do próprio município, mas cita também a dificuldade em se manter o controle das regras de distanciamento, entre outras em um transporte voltado a crianças que além de aglomerar muitas pessoas muitas vezes não há a compreensão de todos sobre os cuidados que o momento exige.

Sobra a falta de transporte em alguns trechos ela explicou ser devido as licitações que primeiramente foram desertas e a que ocorreria hoje foi impugnada devido a recurso apresentado por empresas do segmento que foi acatado pelo município que agora ajustará alguns detalhes para que a próxima seja bem sucedida e o transporte seja normalizado.

Nesse meio tempo a secretária afirma que as licitações vão ocorrer e na volta às aulas, após esses 14 dias, possivelmente já haja a disponibilidade para todos.

AULAS VIRTUAIS

Neste período de suspensão das aulas elas prosseguem de forma on-line a partir de hoje. Sartori afirma que neste momento a preocupação atual é o acesso dos alunos a internet para que possam participar das aulas virtuais que estão sendo realizadas pelos professores de forma satisfatória.

E comenta algumas situações enfrentadas, como por exemplo muitas famílias que possuem um celular apenas e que muitas vezes está com os pais que precisam trabalham.

Atualmente a Secretaria está com uma campanha junto ao LEO Clube para arrecadação de celulares e notebooks para os estudantes que não possuem e citou também que a defensoria já realizou algumas doações nesse sentido.

Os professores também estão em formação para futuramente utilizar a plataforma Google Classroom para realização de aulas neste momento e após a pandemia como forma de recuperar conteúdos do ano anterior principalmente do ano passado em que os alunos foram bastante prejudicados.

Confira a entrevista na íntegra, abaixo:

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas


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