Faixa Atual

Título

Artista


Secretária da Saúde de Ipê fala sobre o combate à pandemia no município

Escrito por em abril 8, 2021

Elizandra Candiago destacou as várias mudanças nas bandeiras e determinações

Em live no Facebook da Rádio Solaris 97.3, a secretária de Saúde do município de Ipê, Elizandra Candiago, destacou as principais ações desenvolvidas pelas equipes de saúde desde o início da pandemia pela Covid-19.

Conforme Elizandra, a constante mudança nas cores das bandeiras e, por consequência, nos protocolos a serem seguidos, trouxe uma série de dúvidas à população e a secretaria, juntamente com a fiscalização, tem trabalhado na orientação de cumprimento dos protocolos.

Em relação à testagem para o vírus, a secretaria possui uma ala específica para a Covid-19, onde há uma médica exclusiva e uma enfermeira. A testagem é realizada de acordo com os sintomas dos pacientes, seja através do teste rápido ou PCR. Em caso de resultado positivo para o vírus, são testados também todos os familiares da mesma residência.

Ipê conta com três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – Centro, Vila São Paulo e Vila Segredo. Na ala Covid-19 da unidade do Centro, atuam três profissionais (médica, enfermeira e técnica de enfermagem). De modo geral, são cerca de 40 profissionais que atuam na área da saúde do município.

Em avaliação da imunização através do modelo Drive Trhu, onde as pessoas podem receber a imunização dentro dos veículos, Elizandra diz que, no início, houve um certo receio, pois essa forma de imunização nunca havia sido realizada. “Pegamos o modelo de outros municípios da região que aderiram ao Drive Trhu, e está dando certo”, comenta Elizandra. A secretária destaca ainda a rapidez na imunização, “em torno de três a quatro horas, todas as pessoas daquela faixa etária são imunizadas”.

Nas UBSs da Vila São Paulo e Vila Segredo, a vacinação ocorre através de agendamento, já que apenas uma equipe de saúde atua nesses locais. As enfermeiras ligam para os pacientes da faixa etária e agendam o horário e data para o recebimento da dose.

A secretária destaca ainda a importância da abertura da UBS Centro aos sábados das7h45min às 11h45min, além da contratação de dois médicos 20 horas e 40 horas, respectivamente. Dessa forma, Ipê conta com seis médicos, sendo cinco clínicos gerais e uma ginecologista.

Qualquer dúvida, a população pode entrar em contato com a Secretaria da Saúde pelo telefone 3233 1196.

Confira a entrevista completa

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *