O CRAI se trata do Centro de Referência no Atendimento Infanto Juvenil
Uma equipe de gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visitou o Hospital Geral (HG) na manhã desta quinta-feira (13) para conhecer mais detalhes e alinhar fluxos do Centro de Referência no Atendimento Infanto Juvenil (CRAI), que funciona na instituição de saúde. O CRAI foi inaugurado no dia 2 de maio de 2022 com o objetivo garantir a atenção e o atendimento integral e interinstitucional às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de qualquer tipo de violência. Também estiveram presentes a diretora do HG, Izar Behs, com sua equipe, e representantes do Conselho Tutelar, Comdica e Conselho Municipal de Saúde.
Para a efetiva proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, a principal característica do CRAI é a comunicação entre as instituições responsáveis pela investigação dos fatos e proteção das vítimas, que buscam reunir equipes multidisciplinares compostas por peritos médicos-legistas, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, pediatras, ginecologistas, advogados e policiais civis.
“A ampliação desse serviço é uma condição indispensável. Uma criança ou adolescente não pode esperar mais de 2 meses para ser atendido, principalmente nos casos mais graves. Essa reunião serviu para readequar fluxos de trabalho. A nossa secretaria sempre estará à disposição para colaborar, ainda mais quando se fala em crianças e adolescentes vítimas de quaisquer tipos de violência”, destacou o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno.
Segundo dados fornecidos pela diretora Izar, em 2022, quando foi inaugurado o serviço, foram atendidos 343 casos, sendo 63% de pediatria e 37% de ginecologia. No ano seguinte, foram 671 casos (62% de pediatria e 38% de ginecologia). Já em 2024, os 870 atendimentos alcançaram 61% na pediatria e 39% na ginecologia. Em 2025, os dados ainda não estão fechados. A maioria dos atendimentos se refere a Caxias do Sul, mas a abrangência chega a 49 municípios da Região. Em 2022, foram atendidos 68% dos casos de Caxias do Sul e os demais 32% da Região. No ano seguinte, 79% e 21%, em 2024, 82% e 18%. A maioria dos casos se referem ao gênero feminino, em 2022, com 88%, em 2023, 82%, e em 2024, 72%.
Também há o trabalho de uma equipe multidisciplinar ligado ao CRAI, na psicologia, serviço social e exames laboratoriais. Só no ano passado, foram 566 atendimento na psicologia, 571 no serviço social e 297 de exames.
CRAI – O serviço está situado no 4º andar do Hospital Geral de Caxias do Sul, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para além desse período, o atendimento pode ocorrer, de acordo com a faixa etária, nos seguintes setores do HG: Urgência e Emergência Pediátrica, para crianças de até 12 anos, e Centro Obstétrico, para adolescentes de 13 a 18 anos.
O encaminhamento dos pacientes se dá por agendamento, a partir de encaminhamento pela rede de apoio formada por UBSs, Conselho Tutelar, entre outras instituições; ou por demanda espontânea, em casos agudos de violência (recentes de até 72h).
O serviço é formado por uma equipe multiprofissional composta por profissionais de pediatria, ginecologia, medicina-legal, farmácia, serviço social, psicologia e da polícia civil, além de toda rede de proteção externa ao hospital (Conselho Tutelar, Ambulatório de Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes Vítimas de Maus-Tratos – Apoiar, Ministério Público, entre outros).
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3218-7652 e 3218-6721.