Faixa Atual

Título

Artista


Secretaria da Saúde de Caxias do Sul realiza segunda transfusão de plasma convalescente

Escrito por em junho 12, 2020

Processo ocorreu na noite desta quinta-feira no Hospital Virvi Ramos em uma paciente de 33 anos

A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul realizou na noite desta quinta-feira, dia 11, no Hospital Virvi Ramos, a segunda transfusão de plasma convalescente. A paciente é uma mulher de 33 anos, moradora da cidade com diabetes e obesidade. Ela internou no Hospital de Campanha localizado no Virvi Ramos na manhã da última quarta-feira, 10 de junho, e teve diagnóstico confirmado de Covid-19 no mesmo dia. Na manhã do dia 27 seu quadro piorou e ela precisou ser intubada e, desde então, está na UTI.

Foram duas bolsas de plasma, uma de 151 ml, às 20h45min, e a outra de 162 ml, transfundida às 21h10min. O procedimento terminou às 21h50min, sem intercorrências. A equipe monitora a paciente e acompanha as respostas do tratamento.

O plasma foi coletado pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) no dia 3 de junho. O doador é um homem de 42 anos, morador de Boa Vista do Sul, há 31 dias recuperado da doença. Nessa quinta-feira foi confirmada a tipagem compatível entre o doador e a receptora, ambos A+. Foram coletados, por aférese, 317 ml de plasma, o qual também foi utilizado para exames antes de ser entregue ao Hospital.

Primeiro caso

Essa é a segunda transfusão de plasma convalescente na tentativa de auxiliar a criar anticorpos em um paciente diagnosticado com Covid-19 do Hospital. A primeira ocorreu em 26 de maio, em um paciente de 63 anos, morador de Garibaldi, o qual conseguiu sair da ventilação mecânica.

O Hemocs já recebeu 36 candidatos, 30 homens e seis mulheres, para doar plasma. Desses, as seis mulheres e três homens foram excluídos por não se enquadrarem nos requisitos. Até o momento, já foram feitas quatro doações, sendo duas pelo mesmo doador.

A seleção dos doadores de plasma passa por avaliação rigorosa. Neste momento, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectadas pelo coronavírus, tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas.

O Hemocs fará triagem e coleta dos interessados e as destinará aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central, em Caxias do Sul.

Fotos: Andréia Copini/Ass.Imprensa Prefe.

Fonte: Ass.Imprensa Prefeitura

No primeiro caso um paciente de 63 anos de Garibaldi está se recuperando

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *