Faixa Atual

Título

Artista


Secretaria da Saúde compra e loca equipamentos para abrir mais 183 leitos de UTI nos próximos 15 dias

Escrito por em março 12, 2021

Novos leitos de UTI Covid irão qualificar ainda mais a rede SUS no Estado, já ampliada em 137% desde o início da pandemia

Com a compra e locação de equipamentos que serão enviados a hospitais e pronto atendimentos de diversos municípios gaúchos, a Secretaria Estadual da Saúde irá garantir a abertura, nos próximos 15 dias, de 183 leitos adultos de terapia intensiva para atender pacientes Covid no Estado.

Além da locação e aquisição com recursos do Estado, a saúde irá contar com 10 respiradores doados pela empresa JBS e mais 50 anunciados pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (11). Entre os municípios que irão abrir leitos estão Santo Antônio da Patrulha, Palmeira das Missões, Esteio, Alvorada e Cachoeirinha.

Os novos leitos de UTI Covid irão qualificar ainda mais a rede SUS no Estado, já ampliada em 137% desde o início da pandemia – eram 933 leitos e agora são 2.214. Em dezembro do ano passado, o Rio Grande do Sul tinha expandido a rede de UTI SUS em quase mil leitos, passando a contar com 1.918 leitos. Nos três meses seguintes, até a quinta-feira (11), foram abertos mais 296 leitos: 20 janeiro; 131 em fevereiro; chegando aos atuais 145 leitos.

O pedido de habilitação dos novos leitos será encaminhado pela secretaria da saúde ao Ministério da Saúde, responsável por conceder e renovar habilitações e pagar as diárias de UTI aos hospitais.

Em outra frente, a secretaria, em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), implementou um instrumento para intensificar o empréstimo de respiradores, monitores e até de camas entre as instituições de saúde do Estado. Dirigentes de hospitais devem preencher o formulário e indicar se têm algum tipo de equipamento disponível. De posse dos dados fornecidos, Secretaria Estadual da Saúde e conselhos municipais estão compartilhando as informações e agilizando as trocas.

Fonte: Governo do RS


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *