Faixa Atual

Título

Artista


Seca preocupa produtores em Antônio Prado

Escrito por em outubro 26, 2020

Reportagem da Rádio Solaris esteve em contato com a Emater do município

O tempo seco das últimas semanas tem preocupado agricultores de Antônio Prado e região. Em contato com a Emater, a reportagem apurou que os prejuízos podem ser divididos em três áreas:

Gado de leite – com o pasto seco, os agricultores precisam alimentar os animais com silagem, sendo que a safra passada não foi boa. Outra alternativa é o milho, mas o alto preço também é um ponto dificultador;

Plantio – O plantio das culturas, especialmente milho e soja, estão paralisados a cerca de 15 dias;

Plantas – A preocupação fica sobre a cebola e o alho. No caso da cebola, a falta de chuva não permitiu que ela crescesse no tamanho certo. Alguns agricultores inclusive, já estão acionando o Proagro ou outros seguros.

Em relação às frutas, já castigadas pela geada, no caso daquelas com caroço, tem pouca produção e a maturação foi adiantada, com o tamanho reduzido.

A irrigação ainda é uma alternativa cara e pouco difundida. Como há dependência dos açudes, pode ser utilizada com um determinado limite. Um exemplo sobre a utilização da irrigação e quantidade de água é o pêssego, que necessita de 40 litros de água por dia em cada pé.

O déficit atual de chuva está entre 120 e 150 milímetros.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *