Santuário de Caravaggio, em Farroupilha,tem nova pintura interna
Escrito por Rogerio Costanza em junho 2, 2020
Inauguração ocorreu neste final de semana
O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, inaugurou neste fim de semana uma importante mudança visual: são os novos vitrais e pintura interna, que conferem à igreja um aspecto ainda mais imponente e harmonioso. Foram pelo menos três meses de trabalho, comandados pelo arquiteto e artista sacro Cristtiano Fabris, cujo resultado foi apresentado à comunidade em um bate-papo ao vivo, transmitido pelas redes sociais do Santuário de Caravaggio. Participaram da apresentação os padres Gilnei Fronza, Jocimar Romio e o artista Fabris.
A beleza dos vitrais impressiona. Estão impressos nesta obra os mais importantes símbolos da fé cristã católica, já que é possível enxergar menções ao Espírito Santo e à Mãe de Deus – simbologia necessária justamente pelo Santuário de Caravaggio ter a temática mariana como pilar. O azul, que remete ao tom celeste, é a cor que predomina. Ao centro, uma pomba de 3,8 metros remete ao Espírito Santo e está desenhada na abóbada do Santuário, cuja dimensão é de mais de 10 metros de diâmetro. Todos os números que compõem esta importante obra são expressivos.
Para se ter ideia, andaimes de 36 metros ficaram posicionados em meio à igreja desde o mês de março, para que os profissionais conseguissem alcançar o topo do Santuário. Todos os desenhos, os formatos e cores usados neste projeto foram planejados em uma parceria da equipe litúrgica do Santuário com o arquiteto, para que cada detalhe carregasse algum significado importante. “A pomba branca nos recorda a paz, e também o Espírito Santo que pairava sobre as águas no Livro do Gênesis. Além disso, a relação de Nossa Senhora de Caravaggio com a água é muito especial. É a Nossa Senhora da Fonte da Itália”, exemplifica padre Jocimar.
Projetado pelo engenheiro civil Ticiano Bettanin na década de 1940, o Santuário levou 18 anos para ser concluído e tem este projeto de vitrais e pintura como uma extensão do trabalho iniciado naquela época, já que foi respeitada a linguagem do projeto de construção do Santuário.

A OBRA
A abóbada é predominantemente pintada de azul, com estrelas douradas, porque representa o céu. No centro da abóbada, está pintada a imagem do Espírito Santo, em forma de pomba. Dela saem 7 línguas, em forma de chama de fogo, simbolizando tanto os 7 dons do Espírito Santo quanto a própria vinda do Espírito sobre os Apóstolos reunidos no cenáculo, em companhia da Virgem Maria, em Pentencostes (At 2,1-4), demarcando o início da missão da Igreja. Os 7 dons pertencem em plenitude a Cristo, mas também completam e levam à perfeição as virtudes de quem os recebe. São eles: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
Abaixo da abóbada, a estrutura da cúpula chamada de “tambor” ou também “domo de sustentação da abóbada” também tem novidades. Essa estrutura de paredes verticais, que acompanham o formato esférico da abóbada, possui 12 janelas onde estão instalados os vitrais. Fazem parte dela uma grande moldura de concreto armado que divide a estrutura da abóbada. Estas paredes estão pintadas numa cor quente em tons de areia, em contraponto às cores frias azuladas que hoje decoram o interior do edifício. Já a moldura está pintada num tom bem mais claro que a parede, para criar melhor efeito estético. Os 12 vitrais, fabricados em técnica clássica de vitral de chumbo, em tons de azul, são uma continuidade do céu estrelado.

Completando a estrutura da cúpula, temos posicionado abaixo do tambor o anel. Este anel é dividido em duas partes: o anel vertical e o anel horizontal. Cada um destes anéis é ornado de maneira diferente. No anel vertical, seguindo a tradição decorativa renascentista, está pintada uma ornamentação que aqui denominamos como “grega”. A grega representa galhos entrelaçados que formam uma coroa de espinhos, a coroa de Cristo. Esses galhos que formam a coroa de espinhos, porém, também possuem flores: estas, de maneira especial, estão marcadas na história da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio.
Por fim, no anel horizontal há uma citação bíblica que resume por escrito o que é visto pela arte: “O que foi gerado em Maria vem do Espírito Santo” (Mt 1,20). Trata-se da mensagem do Anjo para São José, em sonho, antes do nascimento de Cristo. Jesus foi gerado no ventre de Maria pela ação do Espírito Santo. Em virtude do momento que o mundo atravessa, a pandemia causada pela disseminação da covid-19, há uma cruz da cor vermelha com a inscrição 2020 em números romanos (MMXX), para justamente mencionar que o ano em que esta obra foi entregue é, também, um marco difícil da humanidade.
Foto: Leandro Ávila/Divulgação
Fonte: Ass.Imprensa Santuário
