Faixa Atual

Título

Artista


Saldo de empregos formais do varejo reage após cinco meses de retração na região

Escrito por em outubro 23, 2020

Dados de agosto do novo Caged registram criação de 56 postos de trabalho formais no comércio varejista da base territorial do Sindilojas Caxias

De acordo com os dados do Novo Caged (PDET/MTE) para a base territorial do Sindilojas Caxias, agosto foi o primeiro mês desde o início da pandemia em que o número de contratações com carteira assinada foi superior às demissões no comércio varejista da região. O recorte feito pela Assessoria Econômica da Fecomércio-RS contempla o varejo, com exceção de gêneros alimentícios, para os municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos.

Embora o resultado seja positivo, a geração de 56 postos de trabalho formais em agosto é ainda muito pequena diante das perdas que ocorreram com a pandemia do Covid-19. No acumulado do ano foram 1.155 postos de trabalho formais perdidos no varejo da região. Os dados apenas para a cidade de Caxias do Sul registram 1.184 postos perdidos nesse período. “O cenário segue desafiador. Porém, para nós, comerciantes, esses dados indicam a importância de manter as portas abertas para que a retomada possa continuar ganhando força. São quase três meses de bandeira laranja e atendimento presencial aos nossos clientes”, analisa a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini.

Ela ressalta, ainda, que a proximidade da Black Friday e do Natal também motiva a necessidade de contratação, o que aponta para uma reação do comércio mesmo diante do cenário de incertezas enfrentado em 2020. “Uma parte dos comerciantes que precisou demitir vai precisar contratar para recompor e preparar as equipes para as vendas do final do ano”, afirma Idalice.

Fonte: Sindilojas

Foto: Rogério Costanza/Grupo Solaris

Natal também deve motivar a necessidade de contratação de mão-de-obra temporária

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *