Faixa Atual

Título

Artista


Saiba o que pode e o que não é permitido no dia de votar em 15 de novembro

Escrito por em novembro 9, 2020

Juíza de Caxias do Sul anunciou medidas em coletiva de imprensa visando as eleições do próximo domingo

Uso obrigatório de máscara, tempo mais extenso, ausência de biometria e redução de seções. Estas algumas das mudanças que vão ocorrer nas eleições de 15 de novembro e que estarão em vigor em todo o país este ano em função da pandemia do Covid-19 e anunciadas em coletiva de imprensa pela juíza eleitoral da 16ª Zona, Luciana Fedrizzi Rizzon na tarde de sexta-feira (6) no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul.

Uma das novidades é o horário estendido. Este ano a votação terá uma hora a mais – inicia às 7h e segue até às 17h. Mas até às 10h a prioridade será para pessoas idosas ou que pertençam ao grupo de risco do coronavírus. “Quem estiver na fila até este horário receberá uma senha. O uso de máscara será obrigatório e os eleitores não serão autorizados a entrar nos locais de votação se não estiverem utilizando o item adequadamente. Internamente, os locais estarão demarcados para facilitar o distanciamento de um metro entre os eleitores. Serão utilizados adesivos demarcando o lugar onde cada pessoa deve ficar”, descreve Luciana.

Em caso de filas muito extensas ou superlotação dos locais de votação, será solicitado que os eleitores aguardem do lado de fora, para evitar aglomeração nos locais fechados. “Queremos evitar aglomerações, mas muitos devem votar cedo e perto do meio-dia”, diz a juíza. Das mil seções eleitorais, em torno de 150 serão suprimidas. O local de votação será o mesmo de antes. “Em razão da pandemia a alteração ocorre neste pleito, tanto no primeiro quanto no segundo turnos, mas nas eleições presidenciais em 2022 o eleitor deve voltar às seções anteriores”, explica.

Outras mudanças

  • A biometria não será cobrada neste ano, por questões sanitárias. Isso acontece pois o aparelho utilizado não pode ser esterilizado com álcool tantas vezes quanto seria necessário.
  • Cada mesário receberá um kit com antecedência, contendo toda a demarcação de distanciamento, fitas para garantir também o distanciamento entre mesários e eleitores, além de cartazes que serão colocados nas paredes, contendo todas as regras de segurança, protetores de rosto e proteções para o caderno de votação.
  • Todas as seções eleitorais terão vidros de álcool em gel, tanto para os mesários, quanto para os eleitores, possibilitando a esterilização antes e após a apresentação de documentos e assinatura da ata. “Mesmo assim, é recomendado que cada pessoa leve sua própria caneta de casa, para evitar o compartilhamento do objeto”, lembra a juíza.
Cada mesário receberá um kit sanitário

Justificativa

A justificativa para quem mora em uma cidade diferente da sua zona eleitoral poderá ser feita de forma digital, por meio do aplicativo E-Título. Os eleitores podem justificar sua ausência nas eleições a partir das 7h do dia 15 de novembro. Já para pessoas que moram na cidade onde votam, mas por algum motivo, seja viagem, trabalho ou doença, não puderam votar, a justificativa poderá ser feita no site ou no aplicativo E-Título a partir do dia 16, até 60 dia após a eleição.

Mesmo com a indicação de que a justificativa seja feita de forma online, será possível justificar em qualquer sessão eleitoral, mas não é o recomendado.

Abstenção

A juíza também acredita que o índice de abstenção será alto neste pleito, em virtude da pandemia. “Na última eleição foi um índice alto por outros motivos, mas agora por causa da pandemia deverá ser maior”, estima. Luciana acredita que entre 19h e 20h deverão ser conhecidos os 23 vereadores à Câmara Municipal e os dois prefeitos que irão para o segundo turno, caso isso ocorra. “São apenas dois números para votar (vereador e prefeito) e ainda mais pela ausência da biometria por questões sanitárias o processo deverá ser agilizado”, conclui.

Ouça entrevista com a juíza Luciana Rizzon

Fotos: Rogério Costanza/Grupo Solaris


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *