RS: Postos de Combustíveis não estarão abertos aos domingos
Escrito por Luiz Augusto Filipini em março 21, 2020
Medida foi adotada após a transmissão comunitária do coronavírus no Rio Grande do Sul.
Conforme novo decreto publicado na sexta-feira (20) pelo governador Eduardo Leite, os postos de combustíveis não irão funcionar aos domingos, assim como lojas de conveniência.
Como já anunciado durante a semana, os postos estarão em funcionamento de segunda a sábado, das 07h às 19h.
Na quinta-feira, Eduardo Leite já havia anunciado o fechamento de todas as praias no litoral gaúcho.
Conforme atualização da Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Sul tem 56 casos de coronavírus até a sexta-feira (20).
A orientação do Sulpetro – Sindicato intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Rio Grande do Sul, é que os postos fixem na porta e vitrine das lojas uma cópia do decreto para conhecimento tanto de fiscalizações quanto da população em geral.
Ainda conforme orientações do Sindicato, os postos devem operar com equipes reduzidas, em esquema de plantão, antecipando férias dos trabalhadores em “zona de risco”.
TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DO CORONAVÍRUS
Com mais de 1 mil casos registrados e 12 óbitos, até a sexta-feira (20), o Brasil passa a ter transmissão comunitária do coronavírus, segundo o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta. A transmissão comunitária é caracterizada quando não é mais possível definir a origem do vírus que infecta as pessoas.
DIFERENÇAS
Caso importado: pessoas que voltaram de viagem no Exterior já com os sintomas de coronavírus ou desenvolveram a doença no local atual dentro do prazo de incubação do vírus (14 dias).
Transmissão local: acontece quando alguém que se contaminou com o vírus no Exterior transmite o vírus para outra pessoa que não viajou. Até então, eram registrados apenas casos importados.
Transmissão comunitária: quando se torna impossível identificar a origem da contaminação de uma pessoa naquela cidade.

Fonte: Grupo Solaris.