Faixa Atual

Título

Artista


Romeiros terão pontos de apoio durante Romaria ao Santuário de Caravaggio em Farroupilha

Escrito por em maio 17, 2022

Cerca de 300 mil pessoas devem passar pelo trajeto

Os preparativos para a 143ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio estão sendo intensificados pela Prefeitura de Caxias do Sul. A romaria deste ano terá como tema “Fonte de sabedoria, rogai por nós”. Cerca de 200 pessoas (entre voluntários e servidores municipais) trabalharão nos pontos de apoio que serão montados ao longo do percurso, os quais terão início às 2h, se estendendo até as 16h, de quinta-feira (26) a domingo (29). Pelo caminho, passarão milhares de romeiros – na maioria caxienses. São esperados cerca de 300 mil romeiros no Santuário em Farroupilha.

De acordo com a prefeitura, serão instalados pelo trajeto 60 tonéis de lixo, o qual será recolhido pela Codeca. O Samae fornecerá água em dois pontos com caminhão-pipa, além de instalar mais três caixas de água ao longo do percurso para garantir a hidratação dos peregrinos. A secretaria de Obras cuidará da manutenção da estrada e da iluminação e a da Saúde estará presente com ambulâncias. A Guarda Municipal, secretaria de Trânsito e Defesa Civil farão a segurança dos romeiros, principalmente na travessia da ERS-122, com apoio da Brigada Militar. O Corpo de Bombeiros, o 16º Distrito de Escoteiros, as Bandeirantes, e as empresas JBS, Orquídea, Café Bom Jesus e Multi Mercados apoiam a prefeitura nessa ação.

Conforme o coordenador da ação e secretário do Urbanismo, João Uez, nos quatro dias de romaria, devem passar cerca de 300 mil pessoas pelo trajeto. “Depois de duas edições sem a participação presencial dos devotos em virtude dos protocolos de saúde por consequência da covid-19, nos reunimos, em parceria com a prefeitura de Farroupilha, para apoiar os romeiros, dando segurança e um pouco mais de conforto durante o percurso”.

Pontos de apoio

Ponto Zero (às margens da Rota do Sol, a 11 quilômetros do Santuário): banheiros ecológicos, distribuição de água, café e ambulância
Ponto 1 (a 9,2 km do Santuário): banheiros ecológicos
Ponto 2 (a 6,5 km do Santuário): banheiros e local para lanches
Ponto 3 (a 5,9 km do Santuário): caminhão-pipa do Samae e banheiros ecológicos
Ponto 4 (a 4,5 km do Santuário): banheiros ecológicos, distribuição de água e apoio da Cruz Vermelha
Ponto 5 (a 3,2 km do Santuário): distribuição de água
Ponto 6 (a 2 km do Santuário): travessia Via dos Romeiros com Via Vêneto, bombeiros voluntários
Ponto 7 (a 1,9 km do Santuário): banheiros ecológicos e ambulância
Ponto 8 (a 1 km do Santuário): banheiros ecológicos
Ponto 9 (entrada do Santuário): caminhão-pipa do Samae, banheiros ecológicos e apoio da Cruz Vermelha
Ponto 10: Santuário de Caravaggio


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *