Faixa Atual

Título

Artista


Rio Grande do Sul é o estado com maior número de candidaturas únicas no Brasil

Escrito por em setembro 30, 2020

Candidatos precisam de um voto válido para serem eleitos

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior número de candidaturas únicas para prefeito nas eleições municipais deste ano. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, entre os 497 municípios que formam o estado, 33 tem apenas uma chapa majoritária.

Quando há apenas um candidato, ele precisa de um único voto válido para ser eleito. Ou seja, basta o seu próprio voto.

As cidades com apenas um candidato no Rio Grande do Sul são: Veranópolis, Catuípe, Entre-Ijuís, Tuparendi, Segredo, Morro Reuter, Gaurama, Rondinha, Lagoão, Chuí, Doutor Maurício Cardoso, Mato Leitão, Harmonia, Fortaleza dos Valos, Quinze de Novembro, Severiano de Almeida, São José dos Ausentes, São João do Polêsine, Coronel Barros, Cristal do Sul, Três Arroios, Faxinalzinho, Sagrada Família, São Valentim do Sul, Cruzaltense, Inhacorá, Protásio Alves, Alto Alegre, Barra do Rio Azul, Porto Vera Cruz, Mato Queimado, Guabiju e Engenho Velho.

Entre todos os municípios, apenas um tem mais de 10 mil eleitores. Trata-se de Veranópolis, que possui 17.540 cidadãos aptos a participarem do pleito eleitoral.

Destaca-se a presença de municípios da Serra Gaúcha na lista de locais com apenas um candidato à prefeito. Além de Veranópolis, fazem parte da lista, São José dos Ausentes, que possui 3.147 eleitores aptos, Protásio Alves, com 1.856 eleitores e Morro Reuter, com 5.245 eleitores.

A reportagem da Rádio Solaris já divulgou o exemplo de Protásio Alves, onde todos os partidos do município, (MDB, PP, DEM, PTB e PT) optaram pelo consenso.

Conforme dados nacionais, entre os 5.568 municípios onde irão ocorrer eleições, 107 apresentam apenas um candidato.

A cobertura eleitoral da Rádio Solaris tem o apoio de Matzupel indústria de alimentos congelados, produtos que recheiam de alegria o seu dia.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini com informações do Tribunal Superior Eleitoral


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *