Faixa Atual

Título

Artista


Rio Grande do Sul é o 6º pior estado em transparência de dados do covid-19 em ranking de ONG especializada

Escrito por em maio 27, 2020

Novo apresenta projeto para aumentar transparência nas ações do coronavírus

A organização não governamental Open Knowledge, que atua na fiscalização da transparência dos governos em todo o mundo, aponta que o Rio Grande do Sul é o 6º pior estado do país em transparência de dados de covid-19. A ONG internacional elaborou uma metodologia para analisar os portais de transparência dedicados ao Coronavírus de todos os estados brasileiros e verificou que o RS não divulga algumas informações relevantes, como dados abertos, microdados, testes realizados e outras informações detalhadas sobre os óbitos.

Preocupados com a correta e adequada divulgação de dados nas ações de enfrentamento à covid-19, os deputados da Bancada do Partido Novo apresentaram um projeto de lei que institui a Política Estadual de Transparência nas Ações de Combate ao Coronavírus. O objetivo da proposta é que o Poder Executivo melhore as suas ferramentas de publicidade em dois aspectos: sobre as despesas, contratações e repasses relacionados à pandemia; e em relação aos dados, estatísticas, estudos e informações em geral.

O projeto, assinado pelos deputados Giuseppe Riesgo e Fábio Ostermann (Novo), prevê que o Executivo deverá disponibilizar informações relevantes como número de leitos disponíveis e ocupados,  número de testes que já foram realizados e informações detalhadas sobre as compras de bens e serviços no combate ao covid-19.

Conforme Riesgo, o estado de calamidade exige respostas rápidas por parte dos gestores públicos e da sociedade como um todo. “A emergência em saúde pública, no entanto, não pode servir de justificativa para descuidos com a transparência pública, seja com os dados relacionados ao número de casos, óbitos e detalhes nas pesquisas científicas; seja com os gastos, contratos e repasses realizados com dinheiro público”, pondera.

Texto/Juarez Sant Anna, Assessor de Comunicação da Bancada do Partido Novo na Assembleia


Opnião dos Leitores
  1. Paulo Roberto Andrigjetti   Em   maio 30, 2020 em 10:09 am

    É impressionante o que temos se especialistas em todos os setores pra opinar sobre o que vem sendo feito. Mas estes especialistas não se disponibilizam a ajudar a encontrar soluções. Eles só sabem apontar erros, mas ajudar não.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *