Faixa Atual

Título

Artista


Riacho de Flores da Cunha e Caxias do Sul é poluído por empresa de galvanoplastia

Escrito por em junho 27, 2022

O fato foi registrado no domingo (26), quando moradores da comunidade da Linha 40 encontraram as águas do rio em coloração amarela

Os moradores da comunidade da Linha 40, em Caxias do Sul, se assustaram com a coloração amarelada do riacho que passa pelo local, na manhã deste domingo (26). Diante do acontecido, foram acionadas as autoridades competentes para investigar a motivação das águas do rio estarem naquela situação.

Agentes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e a Brigada Militar (BM) realizaram fiscalização em uma empresa de Flores da Cunha que atua no ramo de galvanoplastia. O motivo da investigação, se deu por conta de denúncias feitas por populares que relatavam que a empresa estaria lançando produtos químicos controlados no riacho.

Após levantamento ambiental, foi constatado que o descarte era feito diretamente na rede pluvial. Os agentes também notaram que havia um vazamento no piso impermeável e descarte irregular de embalagens. Além disso, a empresa está com a Licença de Operação (LO) vencida.

O responsável do local não estava presente no momento da fiscalização. Diante disso, devido aos crimes ambientais, foi lavrado uma notificação administrativa pela Fepam e um Boletim de Ocorrência pela BM.

Também deve ser lavrado um auto de constatação e encaminhado as autoridades competentes. Foi realizado o georreferenciamento e levantamento fotográfico da situação em que se encontrava o riacho no local.


Opnião dos Leitores
  1. Tania   Em   julho 11, 2022 em 10:56 pm

    Bom trabalho! Agora a empresa precisa ser punida. TB se faz nescessário a fiscalização da população que jogam lixo de toda espécie no rio. Sabendo de a cidade tem arrecadação do lixo sendo desnecessário jogar no rio. Falta consciência ecológica!

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *