Faixa Atual

Título

Artista


RGE finaliza programa “Arborização mais segura” em Antônio Prado

Escrito por em setembro 23, 2020

Trabalho será realizado dia 29 de setembro. Objetivo é eliminar riscos à rede elétrica e à população, mantendo a sustentabilidade ambiental

A empresa Rio-Grande Energia (RGE) finalizou o projeto “Arborização mais segura” em Antônio Prado, ação que contempla o embelezamento seguro de ruas e avenidas de Antônio Prado. Através do programa serão plantadas 150 mudas de árvores adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população.

O plantio será no dia 29 de setembro, a partir das 8 horas, distribuído com as seguintes espécies:

  • 30 mudas de ipê roxo
  • 30 mudas de manacá da serra
  • 30 mudas de jacarandá
  • 20 mudas de ingá-feijão
  • 10 mudas de guabiju
  • 10 mudas de quaresmeira roxa
  • 10 mudas de pata de vaca
  • 10 mudas de ipê da várzea

As mudas serão plantadas nos seguintes locais: avenida 7 de setembro, próximo ao pórtico de entrada da cidade, seguindo pela avenida do Trabalhador, Valdomiro Bochese, Camilo Marcantônio, próximo à saída para Nova Roma do sul, no terreno do Centro de Eventos e na rua que leva até o local.

O coordenador do projeto “arborização mais segura” da RGE, Guilherme Pagliarini, lembra que o programa está em vigor em Antônio Prado desde 2016. “Foram executadas outras etapas, como a assinatura do Termo de Compromisso com a Prefeitura, a verificação dos vegetais já existentes e a análise técnica das árvores que estavam oferecendo riscos e com necessidade de supressão. O programa completo busca não só o embelezamento da cidade, mas a segurança e a sustentabilidade”.

Em 2019 foram plantadas 9.670 árvores em toda a área de concessão, através de parceria com as prefeituras municipais para a substituição de árvores que representam risco à rede elétrica e à população. As árvores são substituídas no mesmo local por outras de porte menor. Espécies de porte maior são plantadas em locais mais adequados.

As compensações ambientais destas ações seguem rigorosamente o estabelecido nas legislações estaduais e municipais, com o plantio de mudas bem desenvolvidas, preferencialmente nativas, com DAP (Diâmetro à altura do peito) e altura razoáveis. O plantio é acompanhado por fiscais ambientais municipais, biólogos e técnicos da RGE. O Programa leva também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual. 

Sobre a RGE

Responsável por distribuir 66,7% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado. 

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Fonte: RGE


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *