Faixa Atual

Título

Artista


RGE amplia investimentos no programa “Arborização + Segura”

Escrito por em junho 9, 2022

Serão aplicados R$ 2,2 milhões em 2022 com o objetivo de eliminar riscos à rede elétrica e à população, mantendo a sustentabilidade ambiental

A RGE iniciou o projeto Arborização + Segura, programa que visa o plantio de árvores em diversos municípios tendo o cuidado para que não prejudiquem a parte elétrica.

As intervenções previstas para Antônio Prado começam no dia 13 de junho, na Praça, Estádio Municipal, Cemitério, Fórum e Av. Valdomiro Bocchese, com o plantio de 300 mudas. Com início programado para o dia 14 de junho, Serafina Corrêa terá serviços na Capela Nossa Senhora da Saúde e loteamentos Verdes Vales II e Verdes Vales, com a implementação de outras 300 mudas.

A RGE disponibiliza as espécies adequadas e as equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte.

Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando espécies de menor porte, entre as espécies priorizadas estão Araçá, Aroeira Salsa, Cerejeira, Chal-chal, Ipê-branco, Ipê-amarelo, Pitangueira, Quaresmeira, Cambuí, Chá-de-bugre, Cocão, Goiabeira-da-serra, Guabiroba, Guabiju, Manacá-da-Serra, Ingá e Romã entre outras.

A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal. As equipes da RGE realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada.

A RGE faz ainda um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas principalmente próximas a rede elétrica, por conta própria.

A coordenadora de meio ambiente da RGE, Mônica Leite, afirma que. “As ações, em parceria com as prefeituras municipais, são fundamentais para trazermos mais segurança a comunidade, maior confiabilidade ao sistema elétrico e a revitalização gradativa da arborização urbana.”

O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.

Fonte: Assessoria RGE.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *