Faixa Atual

Título

Artista


Reiniciam testagens de Covid-19 em casas asilares de Caxias do Sul

Escrito por em novembro 12, 2020

4ª rodada começou na terça-feira

A 4ª rodada de testagens em instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) contra a Covid-19 iniciou na terça-feira (10), em Caxias do Sul. Nesta etapa, serão testados apenas idosos e profissionais com sintomas gripais, pelo método RT-PCR. Até o momento, três casas asilares já foram inspecionadas e uma amostra foi coletada pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). 

A mudança no protocolo de testagem ocorre em virtude de um número bastante expressivo de funcionários e residentes já ter sido diagnosticado com o vírus em outras etapas. Ao chegar na ILPI, a equipe aplica um questionário para cada paciente, realiza a triagem e afere a temperatura. Segundo o secretário Municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, a pasta monitora, desde o início da pandemia, todas as casas asilares. “Nossa preocupação sempre foi em minimizar os impactos, principalmente no público mais idoso. Obtivemos êxito em ser um dos únicos municípios que desenvolveu um fluxograma de testagens e monitorou as casas asilares, justamente para evitar casos como vimos na região”.

Nas três etapas anteriores, 3.798 testes foram aplicados em 29 ILPIs e cinco congregações religiosas, o que resultou em 330 casos positivos.  No total, foram diagnosticados 14 surtos, sendo 13 já encerrados e um ativo e em monitoramento. Também foram registrados 17 óbitos de idosos residentes em casas asilares por complicações em decorrência do coronavírus no município.

Fonte: Ass.Imprensa Prefeit.

Foto: Andréia Copini/Ass.Imprensa Prefeit.

Até o momento, três casas asilares já foram inspecionadas e uma amostra foi coletada

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *