Grupo Solaris

Região de Caxias do Sul continua na bandeira laranja por mais uma semana

16ª rodada preliminar do Modelo de Distanciamento Controlado foi anunciada na tarde desta sexta-feira pelo governador Eduardo Leite

A região de Caxias do Sul, que abrange 49 municípios, permanece na bandeira laranja (risco médio) no Modelo de Distanciamento do Governo do Estado até o dia 31 de agosto, anunciado na tarde desta sexta-feira (21) pelo governador Eduardo Leite. Com isso continua permitido a abertura do comércio com 50% dos funcionários de segunda a sábado. Além das regras desta cor de bandeira, estão em vigor em Caxias do Sul também os decretos municipais, como o do uso obrigatório de máscaras, o que proíbe a entrada de grupos nos estabelecimentos comerciais e o fechamento de parques e praças no final de semana, evitando aglomerações.

A presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, entende que o quadro atual deve motivar a população a manter os cuidados para prevenir a propagação do vírus. “É preciso que a bandeira laranja por semanas seguidas não seja motivo para que as pessoas negligenciem  os protocolos recomendados pela OMS”, alerta. Mesmo na bandeira laranja, o Sindilojas Caxias permanece buscando a flexibilização para a bandeira vermelha e segue na expectativa pelo modelo de cogestão entre Estado e municípios.

As regiões de Santa Cruz do Sul e Lajeado apresentaram piora nos índices e passaram para a bandeira vermelha (risco alto). Somam-se às regiões de Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Guaíba, Porto Alegre e Pelotas, que já eram vistas como risco alto e se mantiveram assim nesta rodada. 

As regiões de Cruz Alta, Ijuí e Uruguaiana apresentaram melhora nos indicadores nesta rodada e reduziram para bandeira laranja.

Sair da versão mobile