Faixa Atual

Título

Artista


Psicólogo fala sobre conscientização acerca da prevenção do suicídio

Escrito por em setembro 6, 2021

Setembro Amarelo inicia a campanha de prevenção ao suicídio, tema considerado ainda um tabu pela sociedade

Na segunda-feira (06), a Rádio Solaris entrevistou o psicólogo Anderson Pauletti sobre setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio.

O profissional é graduado em Psicologia pela UCS de Caxias do Sul e atualmente é pós-graduando na área pela PUC/RS. Reside atualmente em Carlos Barbosa, mas atende em Caxias do Sul, Antônio Prado e também de forma on-line.

O psicólogo explica que o mês de setembro atua na prevenção do suicídio e consequentemente atua no cuidado a saúde mental, o que segundo ele relata, estima-se que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Pauletti defende que falar sobre o tema é romper um tabu enraizado na sociedade e assim auxiliar na prevenção dele. “Ao falar de dor física procuramos um médico, mas a dor emocional muitas vezes não se consegue olhar para ela com a mesma intensidade.”

Ele cita que o sexo masculino é quem mais sofre nesse quesito por existir uma resistência imposta na sociedade relacionada a este gênero. “É importante entendermos que os sentimentos fazem parte da existência humana, independente de gênero.”

Para lidar com o tema o profissional explica que um psicólogo procura entender a causa do problema e passá-la ao paciente e assim auxiliá-lo a entender o que está ocorrendo consigo. Enquanto ser humano ele indica ser um bom ouvinte o que por muitas vezes ajuda o outro a aliviar suas inseguranças e tristezas.

O psicólogo também reforça a importância da campanha e de se abordar o tema em tempos de pandemias em que as emoções estão mais afloradas.

Ele cita durante a entrevista que Antônio Prado possui um grupo de profissionais da psicologia atuantes e dispostos a auxiliar neste tema e que podem ser procurados por quem necessitar.

A entrevista completa pode ser acessada na íntegra, abaixo:

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *