Faixa Atual

Título

Artista


Psicóloga reforça a importância do cuidado com a saúde mental

Escrito por em agosto 16, 2021

Apesar de ainda ser considerado um tabu o cuidado com a saúde mental está rompendo barreiras

Neste mês a Rádio Solaris realiza uma série de entrevistas especiais referentes ao mês da Saúde e na manhã desta segunda-feira (13), a psicóloga Júlia Chiaradia foi entrevistada no Programa Na Medida sobre saúde mental.

A profissional falou sobre o tabu que ainda envolve o tema que muitas pessoas associam cuidar da saúde mental com problemas psiquiátricos quando na realidade cuidar dela envolve ter uma vida mais leve e harmonizar os diversos setores de nossa vida de maneira saudável.

“Com a pandemia a gente acaba tendo dias mais pesados, notícias ruins o dia inteiro, na televisão só passam tragédias, então conseguir conciliar tudo isso de forma que não atrapalhe o nosso dia a dia é trabalhoso, mas muito importante”.   

Segundo Chiaradia ainda existem muitos preconceitos acerca da saúde mental,  mas cita que aos poucos muitas dessas barreiras estão sendo quebradas e o assunto tem sido colocado em pauta com frequência.“Saúde mental tem muito a ver com autocuidado e de que apesar das coisas não estarem bem muitas vezes a gente pode conseguir lidar com essas situações sem nos afetarmos”.

E também deu dicas para manter a saúde mental em dia como a prática do exercício físico, cuidar da alimentação, se relacionar com pessoas positivas, cuidar locais que frequenta, entre outras atitudes benéficas ao psicológico.

Chiaradia ressaltou que geralmente as pessoas acham que podem dar conta de algumas situações que acabam sendo severas para seu emocional. Acham que conversar com um amigo pode melhorar quando muitas vezes a gravidade do problema é tanta que a situação acaba se intensificando.

A psicóloga comenta que a maioria das pessoas busca ajuda psicológica quando já está em uma situação extrema o que não deveria ocorrer. “A gente está ali para auxiliar, cuidar, para dar um apoio, mas é importante que as pessoas se deem conta de se conhecer e reconhecer a hora de buscar ajuda”.

“Todos os dias temos questões a serem resolvidas. Eu estou aqui e estou bem, mas algo pode estar ocorrendo na minha casa. O Psicólogo não serve só para resolver problemas, nós tentamos mostrar ao paciente quais potencialidades ele tem, qual o melhor que ele pode entregar em situações específicas.”

Ela reforça que o profissional da Psicologia não julga os problemas do paciente, ele os analisa e tenta mostrar ao seu paciente caminhos que podem trazer o equilíbrio para sua vida.

A psicóloga atende todas às segundas-feiras, no Centro Clínico, localizado ao lado do hospital. Mais informações através do telefone (54) 3293-4580.

Ouça a entrevista na íntegra, abaixo:

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *