Faixa Atual

Título

Artista


Psicóloga fala sobre o Dia Mundial Contra o Câncer

Escrito por em fevereiro 3, 2020

Luana Dondé Tochetto Scopel concedeu entrevista à Rádio Solaris 97.3

Nesta terça-feira (04), é lembrado o Dia Mundial Contra o Câncer, data de conscientização que existe desde 2000.

A Rádio Solaris 97.3 recebeu na manhã de segunda-feira (03), a psicóloga Luana Dondé Tochetto Scopel, uma das voluntárias da AAPC – Associação de Apoio ao Paciente com Câncer.

A profissional fala que a data visa romper estigmas. Por muito tempo, câncer era visto como “sentença de morte”. A evolução da medicina, especialmente o diagnóstico precoce, trouxe uma outra visão, que é possível curar.

É importante fazer os exames, procurar ter cuidado com a alimentação e praticar exercícios físicos. Em um mundo tão corrido, é de extrema importância encontrar um momento para si próprio(a).

CUIDE DA PESSOA SEM INVADIR O SEU ESPAÇO

Quem tem algum familiar ou amigo com câncer, deve estar próximo, porém sem invadir o espaço da pessoa. É preciso estar atento o compreender o que a pessoa precisa, pois o momento é de muitas mudanças. Para quem está próximo de quem possui câncer, é preciso principalmente, escutá-la.

DICAS DE CUIDADO

Luana traz algumas dicas de cuidados para uma vida saudável e fala também sobre alguns preconceitos que pessoas tem em fazer exames.

Sonora da Psicóloga Luana Dondé em entrevista ao Programa Na Medida

O trabalho voluntário AAPC se mantém através de doações e oferece auxílio no tratamento, deslocamentos, perucas, cestas básicas, entre outros. O atendimento é realizado nas segundas (parte da manhã), quartas (parte da tarde) e sextas (parte da manhã), junto à Casa da Cidadania, ao lado da escola interativa.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *