Faixa Atual

Título

Artista


Protásio Alves – Projeto Adolescer: olhar para o futuro

Escrito por em setembro 24, 2019

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Protásio Alves desenvolve até dezembro, o projeto Adolescer que atende os alunos dos terceiros aos quintos anos da Escola Municipal Caetano Peluso e das séries finais do ensino fundamental e ensino médio da Escola Estadual Padre Serraglio.

Conforme a assistente social e responsável pelo CRAS local, Juliana Bessegato, analisando a faixa etária, os alunos são divididos por turmas em encontros semanais para rodas de conversas, dinâmica de grupos e jogos terapêuticos.

A psicóloga Patrícia Soares, ministrante do projeto, ressalta que surgem improvisos nos encontros de acordo com as demandas apresentadas pelas crianças e adolescentes. O objetivo principal do projeto Adolescer é reconhecer fatores de risco como a violência, automutilação e o vazio sentimental que podem levar a ações auto prejudiciais e à coletividade da convivência, como o bullying.

Paola Pittaluga, psicóloga do CRAS, diz que os alunos são orientados a olhar e se responsabilizar frente a um grupo, aprender com as experiências próprias e as compartilhadas entre os participantes. Ela ressalta que a empatia precisa superar o egocentrismo, principalmente nesta fase da vida.

Os atendimentos aos alunos acontecem na escola Caetano Peluso e, para os da escola Padre Serraglia, na sede do CRAS. Participam do projeto Adolescer 180 crianças e adolescentes de sete a 18 anos. Para 2020, a intenção é começar na educação infantil.

Fotos: Sonia Reginato/C+C


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *