Faixa Atual

Título

Artista


Protásio Alves – A horta abençoada por Deus

Escrito por em dezembro 16, 2020

O melhor do cultivo é que ele é orgânico

Imaginem um local onde são cultivadas espécies exóticas e outras nativas e em extinção: amêndoas, alface italiana, tomate preto, marmelo, acelga, guaraná, linho, susin (ameixa nativa), alcaparra, ameixa coração de boi e muitas outras. O melhor do cultivo é que ele é orgânico e colocado à disposição da comunidade para colher ou obter sementes e mudas para o plantio.

Este lugar é a horta da casa paroquial de Protásio Alves. Nela, o padre Luciano Cansan, procura resgatar culturas esquecidas ou em extinção, além de comprovar que algumas espécies consideradas tropicais se adaptam ao clima da Serra Gaúcha, como é o caso do guaraná.

– Pesquiso, troco informações, experimento e disponibilizo à comunidade – comenta o pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Caminhar pela horta nas proximidades da torre dos sinos seculares e no entorno da casa paroquial é absorver conhecimento e, de quebra, ganhar várias “amostras” dos cultivares do padre Luciano. Enfim, para os bons apreciadores, passear pelo paraíso.

Fotos e texto: Sonia Reginato/C+C


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *