Faixa Atual

Título

Artista


Proposta para retomada do Campeonato Gaúcho é aprovada por clubes

Escrito por em maio 15, 2020

Federação fechou parceria com laboratório para aplicação de testes

Em reunião virtual realizada na tarde da quarta-feira (13), foi aprovada a proposta que a Federação Gaúcha de Futebol apresentou aos clubes para a retomada do Campeonato Gaúcho 2020. Com aceitação unânime entre os 12 dirigentes, o documento será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público (MP-RS) e Secretaria Nacional de Esportes para validação.

As deliberações sugeridas pela Federação Gaúcha de Futebol observam a aplicação do protocolo de segurança desenvolvido pela entidade e a realidade econômica dos times que disputam a competição. Entre as readequações estão:

– Período-base para retomada da competição entre metade de julho e início de agosto;
– Contratações livres (salvo casos de atletas que já atuaram na edição deste ano do Gauchão);
– Nenhuma equipe rebaixada este ano e quatro descensos em 2021.

A data para a retomada da disputa do campeonato estadual acompanhará a definição do calendário do futebol brasileiro e estará condicionada à liberação dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias.

O campeonato foi suspenso em 16 de março, em razão da pandemia de coronavírus. Há três rodadas da Taça Francisco Novelletto Neto (2º turno) pendentes, além dos confrontos de semifinal e final. Caso o vencedor não seja o Caxias (campeão do 1º turno), haverá, ainda, a disputa da finalíssima.

Parceria para realização de testes

A Federação Gaúcha de Futebol firmou uma parceria com o Laboratório Qualitá para a realização de exames de diagnóstico molecular do Covid-19. O Laboratório ficará responsável pela coleta de amostras, processamentos e laudos. O método utilizado será o PCR, considerado por infectologistas o mais preciso na detecção. Esse exame rastreia o material genético do vírus.

O documento prevê que sejam aplicados 100 testes para cada clube do interior. A testagem será dividida em dois momentos. A primeira metade na retomada dos treinamentos e os outros 50 ao reinício da competição. O prazo padrão de entrega dos resultados é de até 48 horas após a realização da coleta da amostra, mas a empresa garante que há viabilidade de antecipação para 24 horas.

Fonte: Federação Gaúcha de Futebol.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *