Faixa Atual

Título

Artista


Projeto Linguagem e Identidade Histórica do Povo de Ipê

Escrito por em julho 26, 2021

O documentário mostra o “Dialeto Talian”, tão difundido no município de Ipê

Aconteceu na noite da última sexta-feira (23) a solenidade de lançamento do documentário Linguagem e identidade histórica do povo Ipeense.

O trabalho trata sobre a herança histórica do dialeto italiano no município de Ipê, que vem sendo passado de geração em geração.

O idioma falado por um povo acaba servindo como uma forma de identificação e diferenciação do restante do país. Cada região possui sua própria linguagem e em Ipê não é diferente. O território de Ipê sofreu abundante influência italiana, o que ocasionou na combinação única do idioma Italiano com o Português, chamado “Talian”.

O projeto Linguagem e Identidade Histórica do Povo Ipeense, busca evidenciar esta influencia de forma positiva.

Este projeto buscou também, entrevistar migrantes de outros estados, a fim de compreender qual a impressão deles sobre esta linguagem tão única e diferente, presente no território brasileiro.

O documentário mostra o “Dialeto Talian”, tão difundido no município de Ipê e servirá para que todas as gerações futuras conheçam de onde vieram as expressões e linguagens que seus avós tanto se orgulham em usar.

O projeto foi patrocinado pela lei Aldir Blanc e desenvolvido pelas ipeense Jennifer Menegale Vicenzi e Melina Lopes.

Participam deste produto audiovisual, munícipes que costumam utilizar no âmbito familiar ou em rodas de amigos, este dialeto para se comunicar.

O evento aconteceu na sede da ACISA e, estiveram presentes, às soberanas do município, prefeito e vice-prefeito e secretária de turismo, dentre outras autoridades convidadas.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *