Faixa Atual

Título

Artista


Projeto de Nova Pádua é classificado para a etapa nacional da “Mostra teu SUS”

Escrito por em maio 9, 2022

Idealizado pela farmacêutica Ariane Schiavenin, o projeto irá representar toda a Serra gaúcha

O projeto inscrito pela Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Nova Pádua, intitulado: “Implantação do consultório farmacêutico para acompanhamento de pacientes diabéticos em Nova Pádua” foi classificado para a etapa nacional do “Mostra teu SUS” que acontece no mês de julho, em Campo Grande (MT).

A primeira etapa foi coordenado pelo COSEMS/RS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul). Dos 237 inscritos, o projeto de autoria da farmacêutica Ariane Schiavenin e co-autoria do Diretor de Saúde Pública da Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain, Paulo Pagliosa, foi classificado para a 2ª etapa, entre os 84 melhores projetos. O projeto de Nova Pádua foi selecionado para a fase nacional, sendo um dos 20 trabalhos mais representativos do Estado.

De acordo com Ariane, os últimos anos foram de conquistas importantes para a profissão farmacêutica e o avanço das atribuições clínicas do profissional, inseridas dentro das equipes de saúde. “O acompanhamento por parte do farmacêutico junto a pacientes com doenças crônicas, que podem impactar significativamente a vida dos pacientes, é de extrema importância”, destaca.

A profissional ressalta como é importante o farmacêutico estar próximo da população, sanando dúvidas, promovendo educação em saúde e realizando intervenções que forem necessárias com cada paciente, de forma individual. “Esse é um trabalho pioneiro no Rio Grande do Sul e, nós, refletimos esse protagonismo com a premiação do nosso trabalho. É um motivo de muita alegria, orgulho e satisfação por difundir o trabalho do farmacêutico dentro da equipe multiprofissional de atendimento em saúde”, frisa ela.

Em suas palavras, Paulo destacou a conquista. “O reconhecimento veio pela implantação do consultório farmacêutico que é uma inovação em termos de saúde pública e isso foi possível graças ao apoio da gestão municipal ao projeto. As experiências exitosas têm o objetivo de beneficiar a população e tornar-se exemplo para toda rede SUS no Brasil”, relatou Pagliosa.

Ariane enaltece a oportunidade de representar não somente Nova Pádua, mas toda a Serra gaúcha, onde estão inseridos os 49 municípios que compõem a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, onde Nova Pádua será o único representante no “Mostra teu SUS” Etapa Nacional, conclui Ariane Schiavenin.

Fonte: Maicon Pan/Assessoria Prefeitura de Nova Pádua


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *