Faixa Atual

Título

Artista


Projeto de Hortas Urbanas Biodidáticas de Caxias do Sul vai receber R$ 491.297,86 do Ministério Público do Rio Grande do Sul

Escrito por em julho 13, 2022

Iniciativa prevê a instalação de sete áreas cultiváveis junto a escolas e Unidades Básicas de Saúde da cidade

A Fundação Universidade de Caxias do Sul vai ser receber do Fundo para Recuperação de Bens Lesados (FRBL), vinculado ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, R$ 491.297,86 destinados ao projeto “Hortas Urbanas Biodidáticas – Educação Ambiental para Ampliação da Segurança Alimentar e Nutricional, no município de Caxias do Sul”.

O projeto consiste em ampliar a educação ambiental a partir de oficinas sobre compostagem doméstica, limites de consumo, aproveitamento integral dos alimentos e implantação de hortas biodidáticas. A iniciativa prevê ainda a instalação de sete Hortas Demonstrativas Biodidáticas, as HDBs, junto a escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a finalidade de demonstrar práticas ligadas à agroecologia como a utilização das plantas alimentícias não convencionais e frutíferas nativas.

As hortas serão locais estruturados que servirão como modelo no que diz respeito à conservação ambiental, compostagem doméstica, manejo de plantas alimentícias não convencionais e formação de multiplicadores para difusão das experiências e ampliação da segurança alimentar e nutricional. Elas visam, além da capacitação, num futuro próximo, um melhor retorno econômico, formação de multiplicadores para difusão das experiências.

Nas Hortas Demonstrativas Biodidáticas (HDB) serão implantadas várias espécies de hortícolas e de PANCs (plantas alimentícias não convencionais), além de várias espécies de frutíferas nativas, como guabiroba, pitangueira, uvaia, cerejeira, jaboticaba, guabiju, araçá amarelo, butiá, goiaba serrana, araticum e Araucária.

A iniciativa vai fortalecer a segurança alimentar e nutricional junto a grupos em vulnerabilidade social no município de Caxias do Sul. A reunião virtual para repasse de recursos ocorreu na sexta-feira, dia 8 de julho, com a presença do presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, do diretor executivo da Fundação, João Pereira Lima Filho, da Pró-Reitora de Inovação de Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Neide Pessin, da coordenadora de Inovação do UCSiNOVA, Fernanda Pauletto D’Arrigo, e do coordenador do Museu de Ciências Naturais da UCS, Guilherme Brambatti Guzzo.

Foto: Genielha Jesus da Silva/Horta Comunitária

Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *