Faixa Atual

Título

Artista


Projeto da vereadora Estela Balardin, Julho das Pretas, é aprovado na Câmara de Caxias do Sul

Escrito por em julho 21, 2022

Após sanção do prefeito Adiló, a última semana de julho será de conscientização contra o preconceito, buscando valorização para as mulheres de cor preta

A inclusão do “Julho das Pretas” no calendário oficial do município de Caxias do Sul foi aprovada durante a sessão desta quinta-feira (21) na Câmara de Vereadores . O projeto é de autoria da vereadora Estela Balardin (PT).

Durante a apreciação da matéria, Estela lembrou das dificuldades pelas quais passam as mulheres negras em razão da discriminação ainda existente. Ela lembrou dificuldades que ela mesma passou na infância: “são traumas que muitas de nós, negras, enfrentamos durante toda a vida; são as vergonhas do nosso cabelo, da nossa cor, das nossas diferenças e daquilo que nos faz únicas, mas que infelizmente pela estrutura de sociedade que a gente tem, a gente vai nos condicionando e aprendendo que temos que ter vergonha”, revelou. 

Após sanção do poder Executivo, o Julho das Pretas será lembrado, todos os anos, na última semana do mês de julho, tendo como propósito desenvolver campanhas para “sensibilizar e conscientizar a população quanto à necessidade de superação das desigualdades de gênero e raça, colocando em evidência o protagonismo das mulheres negras”.

Segundo o projeto, as campanhas deverão prever a realização de ações de mobilização, cursos, palestras, debates, seminários, distribuição de materiais gráficos, ações culturais, fixação de material de divulgação em coletivos de transporte e pontos de ônibus, entre outros recursos visando a divulgação da necessidade de estabelecer igualdade de gênero e de raça. A campanha também deverá ter a participação das escolas.

Votaram contra o projeto os seguintes vereadores:

-Adriano Bressan (PTB);

-Alexandre Bortoluz (PP);

-Maurício Marcon (Podemos);

-Sandro Fantinel (Patriota).

Fonte: Câmara de Vereadores


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *