Projeto abelhas sem ferrão em Protásio Alves
Escrito por Ronei Marcilio em maio 19, 2020
Projeto “abelhas sem ferrão” aguarda pelas crianças
Abelhas mirins no patio da escola Abelhas na natureza Iscas de pet feitas pelos alunos Oficinas fizeram parte do projeto
Seres minúsculos essenciais à polinização e, consequentemente, à vida do planeta, as abelhas nativas são protagonistas de projeto ambiental desenvolvido em Protásio Alves pelo Departamento de Meio Ambiente e Emater. O objetivo é de ajudar professores, alunos e população em geral no trabalho de conscientização em relação à preservação e o conhecimento das abelhas sem ferrão, mostrando sua importância na natureza e para preservação da espécie.
– A existência das abelhas sem ferrão conhecidas como nativas (meliponíneos) é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 90% das plantas se reproduzem – explica Fabiano Prigol, gestor ambiental, tecnólogo agricultura familiar e sustentabilidade, fiscal sanitarista e ambiental.
O projeto recebeu o apoio irrestrito da administração municipal e algumas etapas foram implementadas: oficinas para confecção das iscas onde os alunos colocaram na mata, próximo a suas residências e depois transferidas para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Peluso.
Fabiano continua cuidando das abelhas para que quando os alunos retornarem às escolas, eles tenham o projeto à disposição para dar andamento.
As abelhas nativas vivem na floresta construindo seus ninhos em ocos nos troncos das árvores ou no solo. Elas sobrevivem da floresta se alimentando de néctar e pólen das flores e de água limpa. Também utilizam barro, restos vegetais e resinas para construir, calafetar e defender suas colmeias. Ao voar de flor em flor entre as árvores e até a colmeia, as abelhas promovem serviços ambientais à floresta: a polinização e a dispersão de sementes.
Fotos: Sonia Reginato/C+C e Divulgação
CONECTA+ COMUNICAÇÃO
Imprensa Oficial dos Municípios de Nova Prata e Protásio Alves