Faixa Atual

Título

Artista


Programa Aluno Cidadão: vereadores e alunos entram em contato com Realidade Virtual

Escrito por em maio 19, 2022

Novas tecnologias e o futuro da educação foram os temas da palestra do especialista em Tecnologia, Pedro Bocchese

“Os bens mais valiosos da vida são a educação e o compartilhamento de conhecimento”, assim Pedro Bocchese, especialista em Tecnologia, começou sua palestra no Programa Aluno Cidadão, de quarta-feira (18). Frente aos adolescentes, Bocchese relatou como era o cotidiano de estudos há décadas atrás, onde não havia acesso à internet e as informações tinham que ser buscadas em livros físicos. Com o avanço da era digital e sua democratização, contudo, o processo de aprendizagem deveria ser o mesmo: Pesquisar, ler, interpretar e se aprofundar no tema estudado. De todo o conteúdo oferecido na internet, o aluno deve saber separar o que é entretenimento do que é conhecimento.

A tendência da era atual, segundo o palestrante, é que a digitalização se amplie para vários aspectos da vida, inclusive na educação. Experiências imersivas, realidade virtual aumentada, mista e metaverso já vêm sendo amplamente utilizadas em diversos setores da sociedade. Como exemplo foi utilizado o uso da biometria facial onde programas computacionais conseguem identificar gênero, identidade e até mesmo as emoções das pessoas. O deep fake voice também já é uma realidade onde a voz de qualquer pessoa pode ser digitalizada e utilizada por um programa de computador. No âmbito da educação, ele ressalta, a tecnologia que deve ser utilizada como meio, não como fim.

Ao finalizar sua fala, os alunos e vereadores tiveram a oportunidade de utilizar óculos de realidade virtual e interagir com este ambiente.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *