Faixa Atual

Título

Artista


Programa Acolhe Bebê de Caxias do Sul já atendeu mais de 43 mil crianças em 20 anos

Escrito por em agosto 3, 2022

Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação sobre amamentação voltada a profissionais de saúde

Na Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre até sexta-feira (05), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca o trabalho realizado pelo programa Acolhe Bebê, que completa 20 anos em 2022 e já encaminhou mais de 43 mil bebês para o acompanhamento da puericultura nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Semana integra a programação do Agosto Dourado, voltado a incentivar a amamentação.

O Acolhe Bebê proporciona o primeiro contato do recém-nascido com a rede de saúde. A equipe do Núcleo da Criança da SMS realiza o contato com a mãe após o parto e agenda a primeira consulta. Na UBS, o bebê passa por consulta.
“O Acolhe Bebê é a primeira consulta de puericultura na nossa rede e ocorre normalmente entre o quarto e sétimo dias de vida. Nesta consulta, todas as dúvidas em relação ao aleitamento materno são esclarecidas e se faz o vínculo entre a mãe e a equipe da UBS, vínculo este muito importante para a manutenção da amamentação e do restante do cumprimento da puericultura”, aponta Débora Mosca Fernandes, diretora técnica de Atenção à Criança e ao Adolescente.

A equipe de enfermagem presta orientações e esclarece dúvidas, buscando tornar mais tranquila a amamentação. Nesse primeiro encontro são marcados os testes da orelhinha e do pezinho, as vacinas e a próxima consulta da puericultura. Durante todo o ano de 2021, 2.671 recém-nascidos foram encaminhados pelo Acolhe Bebê. Em 2022, foram 1.658 até julho. A média é de mais de 200 ao mês.

Também como parte do Agosto Dourado e da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a SMS promove, nesta terça e quarta-feira (02 e 03/08), a capacitação “Manejo da Amamentação”, ministrada pela Dra. Maira De Carli, coordenadora da comissão Hospital Amigo da Criança, do Hospital Geral, e professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O treinamento (fotos) é voltado a médicos de Estratégia Saúde da Família (ESF), enfermeiros, técnicos em enfermagem e nutricionistas, e tem o objetivo de aprimorar o atendimento prestado às mães.

Fotos: Betânia Ramalho da Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *