Faixa Atual

Título

Artista


Produtores de uva recebem 15 mil porta-enxertos no interior de Caxias do Sul

Escrito por em agosto 13, 2021

Essas estacas servem para a renovação de parreirais, garantindo sanidade e qualidade para a uva produzida

Aproximadamente 15 mil porta-enxertos de videira foram entregues na quinta-feira (12), para 30 produtores de uva e vinho do interior de Caxias do Sul. Essas estacas servem para a renovação de parreirais, garantindo sanidade e qualidade para a uva produzida. A ação foi realizada pelos técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).

Aproveitando o tempo seco, a equipe da SMAPA coordenou o corte das estacas no matrizeiro (área de cultivo) em terreno da Fepagro, em Fazenda Souza. Ele foi implantado pela SMAPA a partir de mudas provenientes de um viveiro certificado pela Embrapa como livre das principais viroses da videira. Como ocorreu em 2020, o porta-enxerto disponibilizado é o Paulsen 1103, cujas principais características são o vigor e a resistência à doença conhecida como fusariose.

A enxertia é uma forma de produção de mudas de plantas bastante utilizada para algumas espécies, principalmente na fruticultura. “Especificamente na videira, o que se busca é a resistência do porta-enxerto a fungos e pragas do solo, por meio de material genético de origem certificada e sanidade garantida. A intenção é agregar mais qualidade e produtividade à uva produzida no Município”, explica o engenheiro agrônomo Flávio Hillebrand, da SMAPA.

Fotos: Assessoria de Comunicação SMAPA


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *