Faixa Atual

Título

Artista


Primeiro Colégio Militar da Serra gaúcha é inaugurado em Caxias do Sul

Escrito por em maio 24, 2022

Em 2019, das 10 escolas no Estado em aprovações de Enem e vestibular, sete eram Colégio Tiradentes

Uma nova alternativa de Ensino Médio chegou a Caxias do Sul nesta segunda-feira (23). O Colégio Tiradentes, administrado pela Brigada Militar, foi oficialmente inaugurado na rua Professora Maria D’ Ávilla Pinto, no bairro Marechal Floriano, no mesmo prédio da antiga Escola Estadual Dante Marcucci. Conforme o major Juliano Amaral, diretor da nova instituição de ensino, a ênfase é trabalhar o civismo, o patriotismo, o respeito aos símbolos e a própria educação.

A primeira turma de 64 alunos está no 1º ano e, devido a abertura no meio do ano letivo, recebeu estudantes que já estavam matriculados em outras escolas e solicitaram a transferência. As aulas são em turno integral, sendo aulas tradicionais pela manhã e contraturno a tarde.

O Colégio Militar possui outras sete unidades no Rio Grande do Sul e conta com um ensino com reconhecido grau de excelência. De acordo com o diretor, das 10 escolas no Estado em aprovações de Enem e vestibular, sete eram Tiradentes.

Para os próximos anos o número de vagas para pais que desejam matricular seus filhos deve aumentar, gradativamente. Para ser aceito na nova escola, o candidato passa por uma prova intelectual e exame físico. Filhos de policiais militares da região também têm preferência.

Nas palavras do major Amaral “em algumas escolas a disciplina e os valores infelizmente estão se perdendo”. Apesar da administração ficar a cargo dos policiais, a metodologia pedagógica é comandada pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Na solenidade, a Brigada Militar também homenageou familiares de Dante Marcucci, histórico comerciante e ex-prefeito de Caxias, que dava nome à antiga escola que agora abriga o Colégio Tiradentes.

O Rio Grande do Sul conta com colégios Tiradentes em Porto Alegre, São Gabriel, Ijuí, Santo Ângelo, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e, agora, em Caxias do Sul, totalizando oito unidades.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *