Faixa Atual

Título

Artista


Primeira semana de junho reforça os cuidados com o Meio-Ambiente

Escrito por em junho 4, 2020

Semana Nacional do Meio-Ambiente é lembrada desde 1981

O mês de junho inicia enfatizando a importância do cuidado com o Meio-Ambiente. A semana, de 1º a cinco, é lembrada como Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída em 27 de maio de 1981, como forma de incluir a sociedade na discussão de pautas que busquem a preservação do patrimônio natural brasileiro.

Com a pandemia do coronavirus, uma série de atividades realizadas anualmente acabaram sendo suspensas, como palestras em escolas, workshops sobre reciclagem, coletas de lixo em locais públicos, plantio de mudas de árvores, entre outras atividades.

Há uma semana, em estudo divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), demonstrou um aumento de 27,2% no desmatamento da Mata Atlântica entre 2017 e 2018. O percentual corresponde a um total de 14.502 hectares.

O estado que lidera a lista dos que mais desmataram é Minas Gerais, com uma perda de quase 5.000 hectares de floresta nativa. A Bahia ficou em segundo lugar, com 3.532 hectares, seguido pelo Paraná, com 2.767 hectares. Os três líderes do ranking tiveram aumento de desflorestamento de 47%, 78% e 35% ante o período anterior. Segundo os dados, o Piauí somou 1.558 hectares desmatados (26% a mais) e Santa Catarina 710 hectares, 22% a mais do que no período anterior.

Os números apontam a importância do cuidado com os biomas brasileiros, entre os quais, a Amazônia, que ocupa cerca da metade do território brasileiro, concentrando-se especialmente na região Norte e parte da Centro-Oeste.

Projeto Antônio Prado Sustentável

A Rádio Solaris criou o projeto “Antônio Prado Sustentável”, com a proposta de envolver a sociedade Pradense em ideias alternativas visando preservar o Meio-Ambiente em nosso município.

Cinco projetos estão em desenvolvimento, são eles: “Prado EcoBag”, “Composto do Bem”, “Cisternas: Um meio sustentável”, “Engenharia Ambiental UCS” e “Ciência Sustentável: Todos por uma Antônio Prado melhor”.

O cronograma de atividades contempla a postagem de um storie no instagram em 09 de junho, onde o autor do projeto precisa realizar uma ação sustentável em sua casa. No dia 18, os participantes enviarão um vídeo de um minuto que será postado no IGTV do Instagram da Rádio Solaris. Em 30 de junho, os criadores dos projetos irão enviar à emissora uma arte do seu projeto, que será postada em uma galeria no Facebook da Rádio Solaris.

Em 10 de julho, deve ser enviado à Rádio um vídeo de até oito minutos com a apresentação final do projeto. O material será publicado no facebook watch da Rádio Solaris. O vídeo com mais reações, somando “amei”, “curtidas” e “uau”, ganhará um ponto. O vídeo ficará disponível para envolvimento do dia 10 a 15 de julho até as 13h, após esse período não serão mais contabilizadas as curtidas.  A produção audiovisual será apresentada para três profissionais que irão avaliar a ideia do projeto com notas de zero a 10. No dia 16 de Julho a partir das 15h, já estará definido o projeto vencedor.

Projeto Antônio Prado sustentável conta com o apoio de:

  • Rádio Solaris
  • Eliottis do Brasil Indústria Moveleira
  • Perboni Brasil – Importados
  • Solaris Corretora de Seguros
  • Câmara de Vereadores de Antônio Prado
  • Rede de postos Andreazza
  • Sicredi 
  • Solaris Play

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *