Faixa Atual

Título

Artista


Previsão de calor intenso na Serra reforça importância dos cuidados com a pele

Escrito por em janeiro 11, 2022

Máximas podem chegar aos 39ºC entre quarta-feira (12) e domingo (16)

Prefeituras do Rio Grande do Sul vêm emitindo alertas para uma onda de calor, que resultará em vários dias consecutivos de temperaturas elevadas, inclusive na Serra gaúcha. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aviso inicia-se nesta terça-feira, (11) e pode se estender até domingo, (16). A previsão é de mínimas partindo de 20ºC e máximas podendo chegar aos 39ºC. Os índices de radiação ultravioleta atingirão níveis entre 11 e 16, indicando cuidado extremo com a pele.

A recomendação médica é de um cuidado especial diante de uma temperatura tão elevada e de tanto calor. As dicas mais importantes são ficar muito atento a medidas fotoprotetivas e manter a hidratação corretamente.

“O calor em si não aumenta a chance de queimaduras solares na pele. Porém o que acontece é que as pessoas acabam se dirigindo mais a beira da praia e piscinas e se expondo mais ao sol. O grande problema é a quantidade de radiação ultravioleta que tem relação com os buracos na camada de ozônio”, explica a presidente da SBD-RS, Analupe Webber.

As recomendações habituais devem ser observadas. Utilizar o protetor solar com FPS >= 30 e reaplicar a cada 3 horas ou após imersão em água. Utilizar proteção física, como roupas, chapéus, bonés, óculos de sol, guarda-sol e procurar sombras.

A Defesa Civi está em alerta e acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população. Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *