Presidentes de países do Mercosul se encontram na Serra Gaúcha
Escrito por Luiz Augusto Filipini em dezembro 3, 2019
Debates iniciaram na segunda-feira (02).
A 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, juntamente com a 55ª Reunião do Conselho do Mercado Comum, ocorre de 02 a 06 de dezembro, em Bento Gonçalves.
Conforme a agenda inicial, estariam reunidos, na quarta e quinta-feira, os presidentes Jair Bolsonaro (Brasil), Maurício Macri (Argentina), Mário Abdo Benítez (Paraguai) e a vice-presidente do Uruguai, Lúcia Topolansky.
De acordo com informações divulgadas no domingo (01), pela BBC Brasil, o presidente argentino Maurício Macri não deve comparecer, devido a má relação com Jair Bolsonaro.
Por questões de saúde, o mandatário Uruguaio Tabaré Vazquez não irá comparecer, sendo representado por sua vice, Lúcia Topolansky.
Conforme divulgado pelo Itamaraty, a reunião visa consolidar políticas econômicas e sociais comuns a seus membros e parceiros, trazendo atualizações em acordos e na própria estrutura do bloco.
O evento tratará ainda de painéis sobre desenvolvimento sustentável, combate à corrupção em países do bloco, defesa do consumidor em âmbito internacional e a agenda de enxugamento do Mercosul.
Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.
