Faixa Atual

Título

Artista


Prefeitura homenageia empresas mais antigas de Caxias do Sul

Escrito por em novembro 9, 2021

A rede de supermercados Andreazza foi umas das homenageadas no evento que marca o início da XI Semana Municipal do Empreendedorismo

A programação da XI Semana do Empreendedorismo de Caxias do Sul teve início na noite de segunda (8) com a solenidade de entrega de placas de prata, ouro e diamante para empresas e organizações que, em 2021, completaram ou completarão 40, 50, 60, 70, 100, 110 e 120 anos. A atividade, realizada no teatro da FSG, teve as presenças do prefeito Adiló Didomenico, da vice-prefeita Paula Ioris e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Elvio Gianni, que fizeram a entrega das homenagens. O grupo Ballet das Mãos, projeto da startup Semearhis, apresentou-se fazendo a tradução para a língua dos sinais dos hinos Nacional e Riograndense e de músicas populares. Outra atração foi a Orquestra Municipal de Sopros.

O prefeito Adiló Didomenico manifestou orgulho de ter o privilégio de homenagear organizações longevas, ao lembrar que menos de 15% das empresas conseguem completar cinco anos. “É mínimo o número das que chegam aos 40 anos”, reforçou. Atribuiu a situação ao sistema tributário brasileiro, que definiu como perverso pelos altos impostos cobrados, e à morosidade para a abertura dos negócios. “O empreendedor é taxado antes mesmo de instalar sua empresa”, criticou. Segundo o prefeito, é urgente a modernização do setor público para mudar esta realidade.

Citando algumas medidas já vigentes, comentou que a Administração Municipal tem feito a sua parte e evitado atrapalhar a iniciativa privada. Elencou ações como o CredCaxias, que já liberou mais de R$ 4 milhões, podendo chegar a R$ 30 milhões, para auxiliar micro e pequenos empresários na recuperação pós-pandemia, e as ações de apoio da Sala do Empreendedor que recebeu, recentemente, o troféu Diamante concedido pelo Sebrae Nacional. “Até agora, o espaço não havia recebido qualquer distinção”, ressaltou.

Adiantou que, ainda em novembro, a Prefeitura encaminhará à Câmara de Vereadores projeto de lei propondo a redução na atual alíquota do ISSQN para empresas que desejarem se instalar na cidade ou tiverem planos de expansão. Também assegurou que, em breve, a Administração dará início ao videomonitoramento e cercamento para melhorar a segurança da cidade.

A vice-prefeita Paula Ioris destacou que a programação organizada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego reconhece o talento empreendedor da cidade e fortalece a meta da Administração de reduzir a burocracia. Citou a Lei da Liberdade Econômica, que facilita a abertura de empresas de 800 CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), e o programa Ser Jovem Cidadão, que oportuniza estágios profissionalizantes para adolescentes em situação de vulnerabilidade, como ações de valorização de públicos que precisam de atenção especial. Também comentou ser necessário preparar profissionais para atividades tecnológicas, que têm exigido pessoal qualificado.

O secretário Elvio Gianni informou que Caxias do Sul tem, atualmente, 74 mil CNPJ’s registrados, o que estabelece a relação média de uma empresa para cada oito habitantes. Destacou a necessidade do poder público agir para assegurar a vida das empresas no pós-covid. “A maioria superou dificuldades, mas infelizmente outro contingente significativo precisou fechar as portas. Sem empresas saudáveis é difícil cuidar da saúde das pessoas”, comparou. Gianni assinalou que a Administração está aberta ao diálogo com toda empresa que queira vir para Caxias do Sul ou ampliar o seu negócio. “Faremos todo o esforço necessário para que nenhuma empresa deixe a cidade e também para atrair interessadas em aqui se instalar”, assegurou.

O evento ainda teve as presenças das presidentes do Sindilojas, Idalice Manchini, e do Sindicato da Indústria do Vestuário, Débora Sikelero, que participaram da entrega das placas. O Legislativo de Caxias do Sul foi representado pela vereadora Marisol Santos – também participaram os vereadores Maurício Scalco e Olmir Cadore. Do Poder Executivo ainda estiveram presentes a presidente da Fundação de Assistência Social, Katiane Boschetti da Silveira; a diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias, Helen Machado; o diretor do Procon, Jair Zauza; e o secretário da Receita, Roneide Dornelles.

CONFIRA A LISTA DAS MARCAS DISTINGUIDAS

120 anos

Câmara de Indústria, Comércio e Serviços

110 anos

Veronese

100 anos

Balanças Dalle Molle

70 anos

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezenove de Abril

Metaldavid Metalúrgica

60 anos

Barazzeti Indústria Mecânica

Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio

Farmácia do IPAM

50 Anos

Associação Literária São Boaventura

Bel Joias

Caixa Econômica Federal

Casa do Queijo Três Palmeiras

Centro Regional de Diagnóstico Vero-Dellaudo

Colparck Pavimentações de Parque

Distribuidora de Queijo Sgorla

Expresso Carauno

Fundição Rio Branco

Indústria Metalúrgica Boff

Irmãos Andreazza

Irmãos Labatut Comércio de Auto Peças

Joalheria Lucchese

L. Formolo

Malharia La Neve

Mecânica Mittag

Organiza Contabilidade

Peleteria Cordeiro

Publi Marketing & Propaganda

Restaurante e Galeteria Alvorada

Roberto Antônio Concatto

Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste

Sindicato Intermunicipal das Indústrias Madeireiras, Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Esquadrias, Marcenarias, Móveis, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeiras do Estado do Rio Grande do Sul

Travi Plásticos

40 anos

1° Tabelionato de Notas – Serviço Notarial de Caxias Do Sul

Alcides Basso Agência de Viagens e Turismo

Ari Sérgio Maciel Valim

Atayde Bazar

Bar Penharol

Barpe Comércio de Vestuário

Boff Organizações Contábeis

Camcam Comércio e Representações

Caravelle Comércio do Vestuário

Caxias Móveis e Refrigeração

Caxismac Máquinas de Costura

Centro de Formação de Condutores Santo Antônio

Comapo Assessoria Contábil

Comercial de Alimentos São Ciro

Edificadora Borges

Escola Municipal de Ensino Fundamental Ítalo João Balen

Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato João Cesa

Escritório Contábil Posenatto

Escritório Contábil Exposição

Estofaria Bela Vista

Grazziotin Assessoria e Contabilidade

Imecotron Indústria Mecânica de Comandos Eletrônicos

Imobiliária Pioner

Indústria de Esquadrias Centenário

Indústria de Estofados Marques

Instituto Cultural e Desportivo Mutirão

Jorge Roberto Rocha Netto

Lancheria Iob

Lo Representações e Serviços

Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos

Metalúrgica Boeira

Metalúrgica Metal Tochas

Mosar Indústria Química

Munaretto & Filhos

NL Informática

Orly Casara

Peretto Material de Construção

Produquimica – Distribuidora de Óleos e Protetivos Industriais

Raskalo Produtos de Beleza

Representações Renosto

Saviplast Indústria e Comércio de Plásticos

Serralheria Mondeme

Serviço Notarial e de Registro Cívil de Galópolis

Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Químicas Farmacêuticas e de Material Plástico de Caxias do Sul

Spiazzi Alimentos

Sultécnica Indústria de Peças Plásticas e Moldes

Tabelionato de Protesto de Títulos de Caxias do Sul

Vidraçaria Santa Catarina

Zoinho Lanches

Fotos: Rodrigo Rossi


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *