Faixa Atual

Título

Artista


Prefeitura de Caxias do Sul lança programa Fila Zero

Escrito por em outubro 20, 2020

Ação que objetiva eliminar a lista de espera de consultas especializadas inicia neste sábado (24)

Inicia neste sábado (24), o programa “Fila Zero”, o qual objetiva eliminar a lista de espera de consultas especializadas, em Caxias do Sul. O Centro Especializado e Saúde (CES) estará aberto das 7h às 13h com atendimentos de reumatologia, cardiologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia.

Foram agendados, antecipadamente, quatro pacientes por hora para cada especialidade. Também serão realizados os exames de eletrocardiograma e espirometria. Já em 7 de novembro, serão agendados pacientes para reumatologia, neurologia adulto, cardiologia, ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia.

Segundo o secretário Municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, esse é o primeiro passo para diminuir um problema histórico no município. “Hoje, temos 54.962 pessoas aguardando uma consulta com especialista e mais 17.122 esperando por exames. Vamos iniciar esse programa visando zerar as filas para todas as especialidades. Sabemos que esse é um problema que não iniciou hoje, porém, foi agravado durante a pandemia”, salienta.

Ainda conforme Castro, as especialidades foram escolhidas conforme demanda reprimida, as quais possuem a seguinte fila de espera: reumatologia – 2.704 pessoas, cardiologia – 2.733, ortopedia – 550, dermatologia – 3.255, endocrinologia – 1.239, otorrinolaringologia – 3.381 e gastroenterologia – 2.090. O secretário também relata que um dos motivos da saída do CAIS Mental do prédio do CES foi para expandir a estrutura disponível, visando ampliar o acesso às consultas.

Além disso, ele informa que está sendo estudado com os hospitais uma força-tarefa para zerar as filas para exames. Hoje, os com maior demanda reprimida são ressonância magnética, com 4.032 pessoas aguardando, e colonoscopia, com 2.007 pacientes na fila. “O Fila Zero já é um programa permanente do município. Vamos avaliar se permaneceremos com atendimento extra aos sábados ou se estenderemos o horário de atendimento durante a semana. O Poder Público está fazendo a sua parte. É importante que os usuários agendados façam a sua também e compareçam, evitando faltas”, solicita Castro.

A Farmácia Básica também estará aberta das 7h às 13h.

Fonte e foto: Ass.Imprensa Prefeit.

CES estará aberto das 7h às 13h no próximo sábado

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *